Evento presta homenagem ao Rio Tijucas

02/07/2012

Na última sexta-feira, 29 de junho, o Rio Tijucas comemorouo seu dia. Para celebrar a data, diversas atividades foram realizadas junto àcomunidade e também com a participação dos estudantes como forma deconscientizar a todos sobre sua importância e de como podemos preservá-lo.

A programação do IV Encontro Comemorativo ao Rio Tijucasteve início pela manhã no Anfiteatro Leda Regina de Souza com uma palestra doEngenheiro Sanitarista Valnei Beckhauser. Em sua manifestação ele falou sobre aimplantação do sistema da rede coletiva de tratamento de esgoto em Tijucas. Osalunos, bastante curiosos e participativos, fizeram vários questionamentos aoengenheiro, que na oportunidade pôde esclarecer os objetivos do projeto, suaforma de implantação e os resultados que a obra deve trazer à sociedadefuturamente.

Na abertura do evento o público também pôde prestigiar aapresentação de dança da escola Walter Vicente Gomes Filho e uma encenaçãoteatral intitulada Gotas do Futuro, de alunos da escola Santa Terezinha. Ambas destacaramo tema sustentabilidade e a importância da preservação de nossas riquezasnaturais.

A palestra também foi realizada à tarde para um novo grupode alunos e mais uma vez contou com a intensa participação dos estudantes.

Já no final da tarde foi iniciada a programação na PraçaHenrique Ternes, à beira Rio. Lá diversos estandes foram montados para prestarorientações em saúde, água, saneamento, além da exposição de trabalhosescolares.

Também foram oferecidas ao público diversas guloseimas,entre elas, pipoca, quentão e batida de maracujá. Na oportunidade também foifeita a entrega da premiação do Concurso de Redação e Poesia do Comitê da BaciaHidrográfica do Rio Tijucas, que teve como premiadas em Tijucas duas estudantesda rede municipal de ensino.

Jhulyani Borba da Silva do 5º ano da Escola Municipal MadreSabina foi a 1ª colocada do Concurso de Desenho e Isabelle da Luz Silva, do 9ºano da Escola Ondina Maria Dias foi a terceira colocada na categoria ensinofundamental do Concurso de Redação.

A aluna Jhulyani recebeu como prêmio certificado e umabicicleta e a estudante Isabelle foi premiada com certificado e um livro. Comoforma de prestigiar o talento da aluna premiada, a comissão organizadora doevento convidou a menina Jhulyani a mostrar sua vocação musical interpretandouma música relacionada à preservação do meio ambiente. Logo depois os irmãos daestudante, a dupla Jonas e Jonathas também se apresentaram, encantando a todos.

Ao final do evento a comunidade participou do corte de bolode aniversário e cantou parabéns ao Rio Tijucas, valorizando assim a leimunicipal número 1957, instituída pelo Prefeito Elmis Mannrich no ano de 2005 eque institui 29 de junho como Dia do Rio Tijucas, data esta também, dedicada aoDia do Pescador.

Também participaram do evento a Polícia Militar de Tijucas,membros da Comissão Organizadora da Festa de São Pedro, na Joáia, SecretariasMunicipais, Lions Clube, Grupo de Percussão Tijucas Bum e a bióloga Maria Bernadete Segala, autora da Cartilha Legislinho,que também foi distribuída durante o encontro.

Confira mais fotos em nosso álbum.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)