Exposição Nacional do Ministério Público está em Tijucas

07/04/2010

Foi aberta na última terça-feira (06) no Casarão Gallotti, a Exposição Fotográfica Nacional da Campanha "O que você tem a ver com a corrupção?".

A iniciativa é do Ministério Público de Santa Catarina em conjunto com associações e outras entidades de relevância nacional com o objetivo de buscar nas comunidades a reflexão e formas de combate à corrupção, nos mais diversos setores sociais.

Tijucas é o primeiro município a receber a exposição depois do lançamento da Campanha que foi realizado em fevereiro deste ano em Florianópolis. A vinda da exposição para Tijucas é uma homenagem que o Ministério Público de Santa Catarina presta ao Município no ano de seu Sesquicentenário.

No espaço estão expostas fotos que registram flagrantes de corrupção, além de outros materiais alusivos à Campanha, incluindo uma prancha de surf doada pelo surfista Teco Padaratz e camisas de times de futebol de relevância nacional.

De Tijucas, a contribução dada à campanha foi um guarda-sol personalizado com a logo da campanha e com o Selo de 150 anos de Tijucas e ainda, duas camisas de futebol dos clubes de futebol amador vencedores do Campeonato Municipal de 2009: Itinga e Renascença.

Na cerimônia de abertura da exposição, o idealizador da Campanha, Promotor de Justiça Dr. Affonso Ghizzo Neto expôs a intenção do trabalho e demonstrou indignação ao exemplificar casos de corrupção que têm se tornado rotina em nossa sociedade.

"A sociedade tem por hábito generalizar a desonestidade por classes ou profissões e com isso dificultamos a identificação dos verdadeiros corruptos... Quando dizemos que todos os políticos são corruptos, não conseguimos identificar os políticos que realmente agem de maneira incorreta e assim por diante, com os médicos, advogados, com outras profissões e até mesmo nas atitudes do dia-a-dia, afinal, gestos aparentemente pequenos, porém errados, já são sinônimo de corrupção" - disse o Promotor que finalmente pediu a contribuição de todos os presentes para disseminar a cultura de combate à corrupção.

O Prefeito Municipal de Tijucas, Elmis Mannrich também se pronunciou e reforçou a fala do Promotor ressaltando a importância de atitudes como esta para buscar a conscientização dos cidadãos. O Prefeito também agradeceu ao Ministério Público por ter trazido a exposição para Tijucas neste ano de 2010.

"Para Tijucas está sendo motivo de grande orgulho receber esta exposição, não somente pela sua importância e pelo papel que cumpre na comunidade, como também por estarmos em um ano especial e que merece eventos desta natureza" - disse o Prefeito.

Entre as autoridades presentes, estavam os promotores da Comarca de Tijucas, Dr. João Carlos Linhares Silveira e Dra. Heloisa Melo Enns, além do Vereador Fernando Fagundes, do Presidente da ACIT José Carlos de Souza, Secretários Municipais e demais representantes de entidades e segmentos sociais. O evento também foi abrilhantado pela Sociedade Musical União Tijuquense que executou os Hinos Nacional e de Tijucas.

De acordo com a Presidente da Funcultrati, Adriana Porto Faria, a exposição ficará aberta até o dia 15 de abril de segunda a sexta-feira das 15h às 20h e aos sábados e domingos, das 17h às 21h.

Mais informações sobre a campanha no site www.oquevocetemavercomacorrupcao.com

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Junior / Vip Social - Especial PMT)