Exposição no Casarão Gallotti retrata Carnaval Açoriano

21/02/2011

Está aberta à visitação até o dia 15 de março, no Casarão Gallotti, uma exposição fotográfica intitulada O CARNAVAL NA ILHA TERCEIRA - Um Festival de Teatro Popular. As imagens são do fotógrafo Joi Cletison, de Florianópolis, e a mostra é resultado de uma maratona de fotográfica chamada "Gestos e Gente no Carnaval Terceirense" que aconteceu no carnaval dos Açores e foi organizado pela Presidência do Governo Regional dos Açores.

De acordo com o fotógrafo, a proposta era fotografar o carnaval da Ilha Terceira, tendo como convidados para participar do projeto fotógrafos do Brasil, Canadá e EUA - locais em que a emigração açoriana é muito forte. Do Brasil, foram fotógrafos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e, representando Santa Catarina, foi Joi Cletison, que é também, Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC.

O fotógrafo Joi Cletison viveu intensamente esta experiência nos quatro dias de carnaval de 2006 na Ilha Terceira nos Açores, fotografando tarde, noite e nas madrugadas de sábado a terça-feira de carnaval. Ao todo foram colhidas mais de 900 imagens do festival.

Para Joi conhecer o Carnaval Açoriano foi algo impressionante em todos os aspectos, afinal, "funciona perfeitamente sem que ninguém seja responsável pela organização... sai um Grupo e entra outro, o público é fiel, permanece ali o tempo todo mantendo os teatros lotados. Cada grupo cuida do tema, letra, música, figurino, transporte e recursos financeiros para montagem. A comunidade oferece apenas o espaço e um lanche depois da apresentação. Cada grupo chega a fazer 8 apresentações durante a noite em locais diferentes e usam como tema os acontecimentos do dia a dia, envolvendo a política e outros" - diz o fotógrafo.

As imagens estão no porão do Casarão Gallotti onde também estão expostas fantasias e camisetas dos blocos carnavalescos de Tijucas.

A visitação às exposições pode ser feita de segunda à sexta-feira das 14h às 20h e aos sábados e domingos das 17h às 21h.

Confira o convite para a exposição: Convite Exposição Carnaval Açoriano

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)