Família Gallotti terá mais uma Ministra

13/07/2010

A família Gallotti, que tem raízes em Tijucas, acaba de ganhar a indicação para mais um importante cargo a nível nacional.

A Desembargadora Federal Maria Isabel Gallotti Rodrigues, filha do Ministro Luiz Otávio Gallotti, teve seu nome aprovado na última semana para assumir o cargo de Ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Maria Isabel esteve em Tijucas no mês de dezembro quando foi feita a cerimônia de reinauguração do Casarão Gallotti - imóvel doado pela família ao Município de Tijucas.

No evento, a então Desembargadora, se pronunciou em nome da família e relembrou os estreitos laços que ela e seus familiares mantêm com o Município de Tijucas.

Sabendo da aprovação do nome de Maria Isabel para o cargo, o Prefeito Municipal de Tijucas Elmis Mannrich enviou correspondência cumprimentando a Desembargadora pela importante conquista e desejando sucesso na nova jornada.

A posse da nova Ministra está marcada para o dia 10 de agosto em Brasília, quando também será dada posse ao Desembargador Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Rio Grande do Sul, que assim como ela, passará a ocupar o cargo de Ministro no STJ depois de ter seu nome aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARA SER MINISTRO DO STJ

O STJ é composto, segundo a Constituição Federal, de no mínimo 33 ministros, nomeados pelo Presidente da República, após aprovação da indicação em sabatina do Senado Federal. Os ministros são escolhidos através de listas tríplices, por voto secreto, pela maioria do Plenário, que se reúne especificamente para esse fim.

Pela Constituição, sua composição é de um terço de juízes dos Tribunais Regionais Federais (TRF), um terço de desembargadores dos Tribunais de Justiça (TJ), em ambos os casos indicados pelo próprio STJ, e um terço, em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual e do Distrito Federal e Territórios, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes, alternadamente.

Nas fotos você confere momentos da Solenidade de Reinauguração do Casarão Gallotti, em 15 de dezembro de 2009, em que a Desembargadora Maria Isabel Gallotti Rodrigues se fez presente.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Arquivo PMT - Esmael Silva)