Gripe A: Tijucas tem primeira morte confirmada

29/09/2009

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas recebeu na última sexta-feira (25) dados atualizados da Vigilância Epidemiológica do Estado em relação à Gripe A (H1N1).

De acordo com as informações, até o dia 25/09 eram 727 casos confirmados e 815 casos descartados. Também foram confirmados no dia, mais 14 óbitos por FLU A (H1N1) e mais 09 óbitos com resultados negativos.

Com isso, tem-se atualmente no estado de Santa Catarina 83 óbitos confirmados e 64 óbitos negativos. Dos resultados POSITIVOS de quatorze (14) óbitos que estavam em investigação há um paciente de Tijucas, confirmando o óbito de nº 82.

O paciente era do sexo masculino, tinha 56 anos, e era residente do Bairro Jardim Progresso, em Tijucas. Segundo informações da Vigilância e da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 03/09/09, foi internado no Hospital Nereu Ramos (Florianópolis) no dia 04/09 e veio a falecer no dia 22/09/2009.

Ele apresentou referência de comorbidade, ou seja, pneumopatia crônica, Tabagismo e Etilismo (alcoolismo) - que foram fatores agravantes da doença. Segundo o boletim, a causa do óbito foi choque séptico, aliado à pneumonia bacteriana grave, sendo confirmado posteriormente como caso positivo de INFLUENZA A (H1N1).

Em Tijucas, até a presente data (29/09) foram dez casos investigados, sendo três negativos e um confirmado, sendo este que veio a óbito. Os outros seis casos permanecem sob investigação.

Mesmo diante de uma falsa calmaria, a Secretaria Municipal de Saúde permanece vigilante e alerta, acompanhando os casos de Gripe A (H1N1) e solicitando cautela a todos. "Apesar de muitos pensarem que a doença não representa mais perigo, ela está por aí e continua fazendo vítimas. Portanto, todas as orientações e medidas preventivas permanecem" - afirmou o Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro.

(Texto: Karina Peixoto | Fonte: Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina)