Gripe A é tema de reunião

22/07/2009

Na tarde de hoje (22) a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de Tijucas, Gláucia Mayra Soar, estará participando de uma importante reunião na Escola de Saúde de Santa Catarina, em São José, sobre as novas estratégias, notas técnicas e protocolos de atendimento para os casos de INFLUENZA A (H1N1), a conhecida "Gripe Suína", que se alastra pelo país e pelo estado de Santa Catarina.

O objetivo da reunião é intensificar as ações de diagnóstico precoce e buscar alternativas para prevenção. Segundo Gláucia, que já participou de Teleconferência promovida pelo Ministério da Saúde, a faixa etária prevista para a doença, que era de menores de 2 anos e maiores de 60 anos, não está se consolidando e os casos diagnosticados estão na faixa dos 19 aos 35 anos, ou seja, uma população bem diferente do previsto.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Serginho Cordeiro, prevenir é a solução, haja vista que os casos surgem a cada dia e nenhuma cidade está imune. "Temos que ter cautela, mas acima de tudo responsabilidade", frisou o Secretário que tem acompanhado as notas técnicas sobre a doença diariamente no site da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde e que na última 2ª feira participou em Brusque, na 16ª Regional de Saúde. Na ocasião foi realizada uma mesa redonda com Secretários de Saúde da região para definir estratégias de contenção em comum para todos os municípios.

Segundo o Secretário, no próximo dia 12 de agosto a Saúde do município vai parar para promover treinamento a todos os servidores da Secretaria, permanecendo em funcionamento apenas a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas que funcionará com um robusto plantão para atender os casos de urgência. "Vamos dotar todos os servidores de requisitos mínimos para interpretar os protocolos de atendimento para os casos suspeitos da gripe, pois o seguro morreu de velho", destacou o Secretário.