Guincho para embarcações é oficialmente entregue em Tijucas

08/04/2013

O Prefeito Municipal Valério Tomazi recebeu em Tijucas na manhã desta segunda-feira (08) o Secretário de Estado da Agricultura e PescaJoão Rodrigues. Ele veio ao município para oficializar a entrega de um equipamentopara remoção de embarcações.

A solenidade também contou com a presença do Secretário Municipalde Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas Cláudio Tiago Izidoro, doDeputado Estadual Darci de Mattos, do Presidente da Colônia de Pescadores deTijucas Valdir Mafra e do Presidente da Federação de Pescadores de SantaCatarina Ivo da Silva, Gerente de Pesca e Aquicultura José Sebastião Marcatti, entre outras autoridades representantes do PoderLegislativo e da Administração Municipal de Tijucas.

Na oportunidade também foi anunciada a vinda de recursospara implantação de telefonia e internet rural no valor de R$ 100 mil, os quaisforam solicitados pela Administração Municipal de Tijucas no inicio deste ano duranteaudiência na Secretaria de Estado.

"Agradecemos o Secretário João Rodrigues pela vinda aTijucas e principalmente, por ter atendido nossas reivindicações para vinda deum guincho e também para a implantação da telefonia fixa rural que irãorepresentar grandes avanços para nossa comunidade" - disse o Prefeitorelembrando que além destas, também foram feitas as reivindicações para comprade implementos agrícolas e a construção de um estaleiro para colônia depescadores a fim de proporcionar um local adequado para o conserto dasembarcações.

Sobre este projeto o Secretário de Estado anunciou a liberaçãode R$ 50mil, sendo que metade do recurso será pleiteada pelo Deputado EstadualDarci de Mattos que na ocasião aprovou o pedido e já confirmou o envio dasverbas.

"Havíamos previsto a destinação de R$ 35 mil para a Colôniade Tijucas construir este galpão, mas diante do que vemos aqui hoje e dademanda existente, decidimos ampliar este recurso e por isso enviaremos R$ 15mil a mais, totalizando R$ 50 mil" - afirmou o Secretário.

Segundo ele, somente neste ano foram adquiridos 12 tratorese 16 guinchos, beneficiando 28 colônias em todo o estado.

Ao final das manifestações o Secretário de Tijucas entregouao Secretário de Estado um ofício solicitando novas melhorias para a comunidadeagrícola e também pesqueira de Tijucas, o qual foi analisado por João Rodriguesno mesmo momento.

Logo em seguida as autoridades presentes assinaram o termode entrega oficial do equipamento o qual foi observado por todos em umaestrutura ainda provisória.

De acordo com a Colônia uma estrutura em concreto seráconstruída para fixar e dar maior sustentação ao equipamento que, de acordo comos técnicos, diminui em até 100 vezes o peso da embarcação durante a remoção.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)