H1N1: Profissionais da Saúde e Educação recebem orientações

29/05/2012

Preocupada com a circulação do vírus H1N1 na comunidade, aAdministração Municipal de Tijucas promoveu uma reunião com profissionais da Saúdee da Educação para esclarecimentos e orientações em torno da doença.

O Prefeito Elmis Mannrich fez questão de acompanhar areunião e na oportunidade pediu o empenho de todos os professores eprofissionais da saúde.

"Marcamos esta reunião para esclarecer alguns pontos emtorno desta gripe e principalmente, para que vocês levem à comunidade em geral,e também aos estudantes e pais, informações precisas sobre o assunto a fim detranquilizá-los e orientá-los sobre as formas de se prevenir contra este vírus"- disse o Prefeito.

A partir de uma apresentação do Médico Infectologista Dr.Cleyton Gregory, foi possível conhecer melhor as principais diferenças entreuma síndrome gripal comum e síndrome respiratória aguda grave, que exige maioratenção e cuidados especiais, entre outras informações relevantes à prevençãode doenças respiratórias.

"Nesta época do ano a capacidade de proliferação das doençasrespiratórias aumenta porque com o frio costumamos manter os ambientes maisfechados, facilitando assim a transmissão de vírus de todo tipo,principalmente, os gripais" - disse o Médico.

Na oportunidade ele também esclareceu que até o momento,neste ano, somente dois casos de Gripe H1N1 foram confirmados em Tijucas, sendoque ambos os pacientes estão em tratamento no Hospital Regional de São José. Umdeles é um homem de 53 anos e outro, uma adolescente de 15 anos.

Também foi esclarecido que a morte ocorrida no último finalde semana de um estudante de 11 anos, morador do bairro Areias, não foi ocasionadapor Gripe H1N1. A doença foi descartada após exame laboratorial realizado peloLACEN (Laboratório Central de Saúde Pública).

De acordo com a Vigilância em Saúde de Tijucas, é preciso termuito cuidado ao repassar informações sobre casos suspeitos, já que somente oexame laboratorial pode confirmar ou descartar a doença. Enquanto isso nãoacontece, não se pode afirmar que casos de internação ou até mesmo óbitos tenhamsido ocasionados pelo vírus.

Ao apresentar os números registrados no estado, o Médicorevelou que em Santa Catarina somente neste ano foram notificados 315 casos.Destes, somente 58 foram confirmados como H1N1.

Em Tijucas, o maior número de notificações aconteceu em 2009quando foram registradas 14 suspeitas. Destas, apenas 5 se confirmaram e umcaso resultou em óbito. Já em 2010 e 2011 nenhum caso foi confirmado e em 2012,dos 3 casos suspeitos, somente 2 foram confirmados até agora, sem registro de óbitospela H1N1.

Durante o encontro também foi comentado a respeito daCampanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue em andamento até dia1º de junho.

De acordo com Dr. Gregory, "Tijucas está de parabéns peloíndice alcançado, que foi de 84,23% de cobertura no Município, no entanto, aparticipação das gestantes na campanha poderia ser maior. Mesmo assim, ainda hátempo destas mulheres procurarem as unidades para receberem a dose da vacina" -disse.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas também deixouclaro que nos casos em que o paciente receba encaminhamento médico paratratamento medicamentoso da Gripe H1N1, os medicamentos estão disponíveis noPronto Atendimento 24 horas e também no Hospital São José de Tijucas.

Outras reuniões devem ser realizadas ainda nesta semana paradefinir mais estratégias de atuação na comunidade.

"Podemos orientar, esclarecer, mas o principal, sempre, éadotar as medidas básicas, preventivas à doença que incluem boa higienepessoal, cuidados com as mãos, manter ambientes arejados e outras ações simplesque podem fazer a diferença" - complementou o médico.

Para mais informações acesse o link específico em nossosite, e também procure a Vigilância em Saúde que atende na Unidade de SaúdeDona Calina, no bairro Praça e atende pelo telefone (48) 3263-4452.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)