HORA DO PLANETA: Tijucas foi o primeiro município a aderir

26/03/2010

O município de Tijucas foi o primeiro a aderir ao projeto HORA DO PLANETA, uma iniciativa que ocorrerá em todo o mundo neste sábado, dia 27 de março e tem por objetivo apagar luzes de monumentos e moradias em nome da preservação do meio ambiente.

O movimento pretende chamar a atenção de autoridades e da sociedade como um todo para o problema do aquecimento global.

O Brasil se integrou ao projeto no ano passado, quando participou pela primeira vez superando todas as expectativas.

No exterior, locais como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square foram apagadas durante uma hora no ano passado, enquanto que no Brasil, participaram pontos como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, entre outros.

Em Tijucas a Administração Municipal atendeu o convite e participará com o apagar das luzes no Casarão Gallotti e na sede da Secretaria Municipal de Educação. Neste sábado, dia 27, estes prédios ficarão apagados das 20h30 até às 21h30m, período em que o movimento ocorrerá em todo o planeta.

A ideia foi trazida para nossa cidade pelos jovens Antônio Jorge Silva Filho e Fernando Senna que juntamente com mais alguns amigos estão trabalhando para fundar a "ONG Planeta Verde Tijucas".

"Esta é praticamente a nossa primeira ação em Tijucas que pretende se ampliar com a fundação da ONG Planeta Verde. Estamos felizes com o resultado de nossa mobilização, afinal, as pessoas têm recebido bem a ideia e estão dispostas a aderir ao movimento neste sábado" - afirma Antônio Jorge Silva Filho - um dos mobilizadores em Tijucas.

Segundo ele, além da Administração Municipal, todas as escolas da rede municipal de ensino e algumas empresas também foram visitadas e várias delas sinalizaram positivamente ao projeto.

Antônio ainda afirma que Tijucas foi pioneira no estado de Santa Catarina ao ingressar no movimento em 2010 e depois dela, somente Florianópolis e Joinville seguiram o exemplo. Os dados são referentes atualização do site do projeto que até a manhã desta sexta-feira (26) mencionava somente estas três cidades catarinenses como participantes do movimento.

Mais informações a respeito no portal oficial do HORA DO PLANETA pelo endereço: www.horadoplaneta.org.br.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)