Hipertensos e diabéticos: Secretaria Municipal pretende fortalecer grupos de orientação

15/09/2009

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas pretende implantar uma nova rotina para acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos. Trata-se do fortalecimento dos grupos existentes e criação de novos grupos específicos que devem se reunir uma vez por mês com profissionais da saúde para receber orientações diversas sobre alimentação, tratamento da doença e ainda, passar por uma verificação com medição de pressão arterial, índice de diabetes e outros exames de rotina.

Com esta nova dinâmica, a Secretaria também pretende disciplinar e reorganizar a distribuição de medicamentos para estes pacientes, fazendo a entrega da medicação já durante os encontros.

"Nossa intenção é acompanhar de perto estes pacientes, oferecendo uma orientação mais completa tanto ao próprio hipertenso e diabético como aos seus familiares. Além disso, com a proposta que estamos estudando para entregar os medicamentos durante as reuniões de grupo, esperamos facilitar a rotina da Secretaria e é claro, dar maior comodidade aos nossos pacientes" - afirmou o Secretário Municipal de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro.

O Secretário também frisou que o fortalecimento dos grupos existentes e a criação de novos grupos possibilitarão a organização dos serviços e um maior controle na distribuição de medicamentos.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: ilustrativa)