IBGE abre concurso para contratação de Coordenadores do Censo 2010

22/09/2009

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - abriu nesta segunda-feira (21/09) o prazo de inscrições para o concurso público que prevê contratação de Coordenadores do Censo 2010.

Para Tijucas serão disponibilizadas 5 vagas para coordenadores, sendo 4 para supervisores e 1 para agente de coleta municipal. Os salários variam entre R$ 900 e R$ 1.150 e as inscrições podem ser feitas até o dia 06 de outubro nas agências dos Correios.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher ficha de inscrição e efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 22. Também é possível se inscrever pela internet no site da entidade organizadora do Concurso, a Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

De acordo com Alexandre Magno Camargo, Coordenador do Censo em nossa região, "primeiramente será feito o concurso para os coordenadores, as pessoas que vão supervisionar as atividades do Censo e no ano que vem será aberto novo concurso para contratação dos recenseadores, ou seja, das pessoas que vão atuar na coleta de dados nas residências" - explicou.
Camargo também reforçou que a participação de pessoas da cidade no Censo é de fundamental importância pois já conhecem o município, se localizam de maneira mais rápida e ajudam a resolver algumas situações que somente quem mora no local pode identificar.

Confira o Edital Mensalistas Censo 2010

Ouça também em nosso link de áudio um trecho de uma entrevista concedida à Diretoria de Comunicação pelo Coordenador Alexandre Magno Camargo.

A COMISSÃO

As atividades da Comissão Municipal de Geografia e Estatísticas de Tijucas já começaram em julho deste ano quando o grupo foi instituído. A Comissão é composta por representantes da comunidade e de poderes constituídos e tem por objetivo acompanhar as ações do Censo 2010 no município, discutindo prioridades, contribuindo para eliminar algumas dificuldades dos recenseadores e verificando de perto os dados coletados pelo IBGE.

Três reuniões já foram realizadas e uma próxima já está agendada ainda para este mês.