IBGE abre concurso para recenseadores

24/02/2010

Depois de realizar o concurso para Coordenadores do Censo 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) abre agora o processo de seleção de candidatos para as vagas de recenseadores - pessoas que visitarão as casas colhendo dados para o instituto.

Em todo o Brasil serão quase 192 mil vagas, sendo que no Vale do Rio Tijucas estão sendo oferecidas 84 vagas ao todo, sendo 10 para Canelinha, 7 para Major Gercino, 14 para Nova Trento, 24 para São João Batista e 29 para Tijucas, sendo que destas haverá uma vaga em cada município para candidatos portadores de necessidades especiais.

De acordo com edital do IBGE, entre as exigências para desempenho da função de recenseador estão capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados; ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico; saber interpretar mapas e croquis de setores de pesquisas, identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores; e ainda, ter capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme e localidades de difícil acesso, entre outras exigências.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá ter concluído o Ensino Fundamental (antigo 1º grau). A retribuição mensal do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de
conhecimento prévio pelo Recenseador, com base nas quantidades de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

O edital ainda especifica que o prazo de inscrições será de 26 de fevereiro a 04 de abril de 2010, tendo como taxa o valor de R$ 18 e as provas têm data inicialmente prevista para 30 de maio de 2010, com duração de 04 (quatro) horas, das 13h às 17h.

A previsão de execução dos trabalhos é de até 05 meses para a função de Recenseador.

O Coordenador do Censo 2010 na região de Brusque, Alexandre Magno Camargo acredita que a procura por estas vagas deve ser grande, assim como foi no concurso anterior graças ao empenho das comissões municipais e da imprensa. "O elevado número que candidatos que obtivemos no primeiro concurso que visava selecionar o pessoal que irá administrar o Censo em cada município, demonstra claramente que o empenho de todos os membros das Comissões Municipais de Geografia e Estatística associados a ampla cobertura dada pela imprensa e as Prefeituras Municipais garantiu esse sucesso" - afirmou o Coordenador.

Mais informações sobre o concurso poderão ser obtidas no SINE em Tijucas que fica na Rua Coronel Büchelle, 186, Centro e atende pelo telefone (48) 3263-0937 ou pelo email: [email protected].

Acesse aqui o edital Recenseadores 2010

Confira também o quadro de vagas para recenseadores.

(Texto: Karina Peixoto)