IBGE parabeniza Tijucas pelo andamento do CENSO 2010

22/09/2010

A Comissão Municipal de Acompanhamento do CENSO IBGE 2010 em Tijucas esteve reunida nesta terça-feira (21) para avaliação dos resultados da pesquisa.

De acordo com o Coordenador Regional do CENSO, Alexandre Magno Camargo, Tijucas é o município que lidera o índice de coleta de dados em toda a região.
"Tijucas está de parabéns porque está na vanguarda da coleta de dados nesta região. Atualmente é o município mais organizado e que tem maior índice de coleta concluída e de número de pessoas entrevistadas" - disse.

O relatório aponta 87% da coleta concluída em Tijucas e 84% do número de pessoas entrevistadas. Estes índices são baseados em uma estimativa adotada a partir da última contagem populacional, realizada há 3 anos.

Alexandre ainda acredita que ao final do processo os índices ultrapassem 100%, afinal, neste período posterior a ultima contagem, houve crescimento populacional no Município.

Com esta contagem parcial, Tijucas já está com 24.881 pessoas e um total de 7.833 domicílios. Sendo assim, a expectativa é de que a contagem chegue ou ultrapasse o total de 30 mil habitantes.

A Coordenadora dos Agentes Censitários Municipais de Tijucas, Berenice Gonçalves, também participou da reunião e apresentou resultados da pesquisa. Entre as dificuldades encontradas na pesquisa, ela destacou a redução da equipe de Tijucas que inicialmente contava com 25 recenseadores e 4 auxiliares. Por ser um trabalho temporário, alguns deixaram o serviço de agente do Censo para ingressar em empregos formais. Com isso, atualmente o grupo de Tijucas conta com apenas 13 recenseadores e 2 auxiliares.

Mesmo assim, o ritmo de Tijucas não diminuiu e deve ser finalizado dentro do prazo estipulado para todo o país, que é dia 31 de outubro.

"Alguns municípios já finalizaram a pesquisa, mas ainda terão que fazer a conferência e justificativa de residências vagas ou de uso ocasional. Já em Tijucas este trabalho está sendo feito de forma concomitante com a coleta de dados, o que facilita a elaboração de nosso relatório final" - afirma Alexandre.

Os agentes censitários continuam visitando residências e nesta semana deve ser iniciada a pesquisa em localidades rurais do Município. O IBGE pede ainda que nos casos em que o cidadão ainda não tenha respondido ao Censo, procure o escritório municipal para agendar a visita do recenseador. Em Tijucas o contato é (48) 9626-9490, com Berenice.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)