Importância da Coleta Seletiva será trabalhada nas escolas

16/08/2013

Desde maio deste ano, está funcionandoem Tijucas o programa de Coleta Seletiva do lixo. A ação é resultado de umainiciativa da Administração Municipal em conjunto com a Coopervat ColetaSeletiva - cooperativa contratada para executar o serviço na cidade.

Até o momento mais de 300residências já se cadastraram no programa que prevê o recolhimento de lixoinorgânico para reciclagem.

O trabalho de cadastramento deendereços é feito por telefone, pela internet e também pessoalmente, nas casas,durante a visita dos colaboradores da cooperativa nos bairros em que a coletajá está sendo feita.

Apesar do pouco tempo defuncionamento do programa, os números tem  surpreendido a cooperativa que atualmentearrecada mais de 10 toneladas de lixo por mês somente em Tijucas.

Os números devem ser aindamaiores a partir dos próximos meses já que a Secretaria Municipal de Educaçãode Tijucas pretende ampliar a divulgação do projeto através de açõesespecíficas na rede municipal de ensino.

Em uma reunião promovida nestasexta-feira (16) pela Secretária de Educação, Lorena de Oliveira Silva, ficoudecidido que as atividades envolvendo a reciclagem de materiais nas escolas serãoampliadas e terão relação direta com o trabalho da cooperativa já que também sepretende aumentar o número de residências cadastradas a partir dasensibilização dos alunos.

Para isso também serão produzidosmateriais informativos com linguagem adequada para os públicos infantil e adulto,como forma de explicar o funcionamento do projeto e orientar sobre a forma decadastramento no programa.

No encontro também estiverampresentes o Presidente da COOPERVAT, Marcel Paulino, a Secretária Executiva daACIT/CDL, Patrícia Tedesco, a representante do SESC Tijucas, Helen KarolinyMezoni, além de Coordenadoras Educacionais da Secretaria Municipal.

A ACIT e a CDL, como entidadesrepresentativas do comércio local têm sido importantes parceiras do programa decoleta seletiva e estão colaborando com a aquisição das embalagens utilizadas pelopúblico cadastrado.

De acordo com Patrícia Tedesco, aentidade tem interesse em buscar a personalização destas embalagens para que aspessoas identifiquem facilmente o material a ser utilizado para separação dolixo reciclável.

"Com isso vamos ampliar o acessoda comunidade às embalagens, disseminando a cultura da coleta seletiva e aomesmo tempo, poderemos tornar mais conhecido o projeto que está sendo realizadono município" - disse.

Além destas iniciativas, a reuniãotambém tratou da participação da cooperativa nos próximos eventos a seremrealizados em Tijucas, sendo que um deles está sendo organizado pela ACIT/CDLem parceria com o SESC, denominado Dia Verde.

O evento está previsto para o dia14 de setembro, sábado, e terá em sua programação uma série de atividadesrelacionadas ao cuidado do meio ambiente e à responsabilidade ambiental.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos Anderson de Castro)