Inaugurada mais uma Unidade de Saúde em Tijucas

13/12/2010

A Administração Municipal de Tijucas inaugurou neste sábado (11) as obras de Readequação Física e Ampliação da Unidade Básica de Saúde Nilton Olinger, na localidade de Campo Novo.

Construído em 1986, o prédio contava com 44m² e agora, com a ampliação, passou para uma área total de 98m². A nova estrutura é dotada de Consultório Odontológico - atendimento que não era oferecido naquela comunidade - consultório médico, recepção, sala de enfermagem, cozinha e banheiros.

Além disso, o posto está totalmente climatizado e informatizado, incluindo acesso à Internet. Em sua fala, durante a inauguração, o Secretário Municipal de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro explicou a importância de contar com este recurso tecnológico.

"Com este acesso à internet, todas as nossas unidades estarão interligadas através de um banco de dados eletrônico. Isso permite que todas as informações sobre o paciente fiquem armazenados em nosso sistema, podendo ser consultados pelos médicos e enfermeiros de nosso Município em qualquer unidade de saúde de Tijucas" - disse o Secretário.

Sérgio também falou sobre as demais obras da Saúde que estão em andamento no Município, entre elas, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), o CEMPS (Centro Municipal de Promoção à Saúde), a nova Unidade de Saúde no bairro Areias e ainda, as reformas e ampliações de outras unidades, em especial a do Porto do Itinga que será inaugurada na próxima sexta-feira (17).

Logo em seguida o Prefeito Elmis Mannrich também se pronunciou e aproveitou a ocasião para relembrar sua infância no interior do Município. "Na época em que eu e minha família morávamos aqui nem mesmo esta unidade existia. Era uma época difícil em que nem mesmo energia elétrica havia. Por isso poder entregar à comunidade um posto de saúde como este, moderno, totalmente equipado e contando com tantos recursos tecnológicos, é motivo de muito orgulho e satisfação. Esperamos que vocês, moradores de Terra Nova, Campo Novo e Oliveira saibam usar e preservar este bem público que certamente trará muitos benefícios a todos" - disse o Prefeito.

Após os pronunciamentos o Pastor José Cardoso, da Igreja Assembleia de Deus, fez uma oração pedindo proteção aos moradores da localidade e a excelência dos serviços a serem prestados na nova unidade.

O Diácono Sérgio Feller também se pronunciou e proferiu uma bênção no local, aspergindo água benta em toda a unidade.

Logo em seguida à cerimônia toda a comunidade presente pôde conhecer o interior da unidade que além de todos os equipamentos e móveis, também recebeu obras na parte externa, com a implantação de jardim e calçadas.

Também participaram da cerimônia o Secretário Municipal de Obras, Elói Pedro Geraldo, demais Secretários Municipais, os Vereadores Valério Tomazi, Fernando Fagundes e Édson José Souza e ainda, o Ex-Prefeito Municipal de Tijucas Nilton Fagundes, que foi quem construiu a unidade em 1986.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)