Inauguradas as passarelas da Ponte da Joáia

22/03/2010

A Ponte sobre o Rio Oliveira que dá acesso à SC 411, no bairro Joáia, a partir de agora está mais segura e humanizada.

Foram inauguradas no último sábado, dia 20, as passarelas laterais à ponte, que servirão de passagem para ciclistas e pedestres que se deslocam diariamente para o centro da cidade e também no sentido inverso, acessando o bairro Joáia e em especial, a rua Urussanga.

A obra é resultado de uma antiga reivindicação da comunidade que há muitos anos sofria com a possibilidade de graves acidentes envolvendo moradores da localidade que fazem uso da ponte. Por ser estreita e até então não contar com local específico para trânsito de pedestres, a ponte se tornava um perigo constante, onde pessoas disputavam espaço com carros e caminhões que passavam a centímetros de distância.

Preocupado com a situação, o Prefeito Elmis Mannrich colocou a obra como prioridade desde sua primeira gestão, no entanto, por ser de responsabilidade do Estado, somente agora a construção das passarelas se tornou possível.

Presente na inauguração, a Secretária de Desenvolvimento Regional de Brusque, Sandra Eccel, revelou o ineditismo de tal parceria. "Trata-se de uma obra que deve ser executada pelo Deinfra, que é órgão do Governo Estadual, no entanto, abriu-se uma exceção ao município de Tijucas para que a Administração Municipal executasse o serviço. Isto é algo raro e que se deve à confiança que o Governo do Estado deposita no Prefeito Elmis e em toda a sua equipe". - disse a Secretária.

A obra foi realizada com recursos do Governo do Estado e contou com contrapartida da Prefeitura de Tijucas. De estrutura metálica, as passarelas fixadas na ponte têm 31 metros de extensão cada uma, e receberam iluminação pública, a partir da iniciativa da Administração Municipal. Além disso a obra foi finalizada com calçadas de acesso às passarelas, guarda-corpo, sinalização apropriada e uma pracinha construída na entrada da rua Urussanga.

"Esta é uma obra que parece simples, mas que tem um valor imenso para a comunidade, afinal, estas passarelas representam a garantia de mais segurança, de bem-estar a todos que moram no bairro Joáia e que tanto sonharam com este dia" - disse o Prefeito Elmis.

Durante a solenidade de inauguração não faltaram elogios por parte da comunidade. Emocionadas e profundamente gratas pela construção das passarelas, as moradoras Julieta dos Reis, Eliane Nicolau e Aureci dos Santos fizeram questão de se pronunciar.

Em suas falas, a mensagem de gratidão à Administração Municipal e às benfeitorias realizadas em toda a cidade, em especial, no bairro Joáia.

A cerimônia também contou com a presença do Deputado Estadual Edson Andrino, do Secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos de Tijucas Elói Pedro Geraldo, além de vereadores, secretários municipais e centenas de pessoas da comunidade, com destaque para os moradores do bairro Joáia e do Grupo de Mães Vida Alegre, composto por senhoras daquela localidade.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)