Inaugurado o Centro de Informações Turísticas

22/12/2011

Tijucas ganhou nesta quarta-feira (21) o Centro deInformações Turísticas CIDADE DE TIJUCAS. A inauguração foi realizada com apresença de autoridades e representantes da comunidade em geral, em umacerimônia que resgatou valores do Município e valorizou pessoas que colaborarampara a realização da obra.

De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismode Tijucas, Celso Leal, "a partir da implantação do CIT Tijucas passa atrabalhar o turismo de forma profissional, embasado em premissas históricas esem interrupções, já que durante a gestão do Prefeito Elmis foi definida acontratação de profissionais especializados para atuarem no setor" - disse.

Além da Turismóloga Sabrina Planca, recentemente contratadapor meio de concurso público, ainda deverão fazer parte do quadro, técnicos eagentes de turismo que serão incorporados gradativamente ao processo.

Durante a solenidade de inauguração o público presente pôdeconferir diversas manifestações, entre elas, a do Controlador Externo da obra,Djalma Silva Bittencourt que na ocasião revelou satisfação pela oportunidade deacompanhar a construção do CIT.

"Inicialmente me preocupei pela responsabilidade decontrolar uma obra pública, mas depois que o trabalho começou, vi o quanto issoé importante e ao mesmo tempo fácil, pois tudo aqui foi feito com muitocarinho, cuidado e seriedade. Penso que toda obra deveria ter um controladorexterno para possibilitar a participação mais efetiva da comunidade em projetoscomo este" - disse.

A responsável pelo Setor de Projetos da Prefeitura, ElianeTomaz também registrou a importância do CIT para Tijucas e na ocasião ressaltouaspectos técnicos da obra. Da mesma forma os arquitetos Fabian Zago e AngélicaArgenton falaram sobre aspectos físicos da obra que conta com 98m² e tem emtoda a sua estrutura a preocupação com a questão da acessibilidade.

Em seguida o Maestro Nélio Cícero Muniz apresentou um toquede silêncio em homenagem aos ausentes.

Já o Vice-prefeito Luiz Rogério da Silva, que naoportunidade representava o Prefeito Elmis Mannrich, falou a todos sobre asatisfação da Administração Municipal ao entregar mais esta obra à comunidade.

"Estamos às vésperas do Natal e mesmo assim continuamosnosso trabalho com muita determinação e entusiasmo. Tanto é que hoje estamosfazendo a entrega de mais uma obra extremamente importante não apenas paraTijucas mas para toda a região" - disse.

Logo após os pronunciamentos foi feita a entrega de umalembrança da Administração Municipal como forma de reconhecimento a algumaspersonalidades que contribuíram significativamente para a concretização doprojeto.

Encerrado o momento inicial, todos seguiram do Coreto daPraça Nereu Ramos para a porta principal do CIT. Lá foi possível observar afeitura de redes de pesca artesanal por pescadores da comunidade e ainda,conferir a exposição de dois carros da década de quarenta trazidos pelo Celeirodo Carro Antigo - empreendimento sediado em Tijucas e que ganha cada dia mais destaqueno cenário nacional pelo trabalho raro e inovador.

Na sequência o Secretário Celso Leal conduziu, juntamentecom Vorlei Pereira, uma oração para pedir proteção ao novo prédio e logo depoisfoi feito o descerramento da placa e o corte da fita inaugural, dando passagempara todos entrarem no prédio.

Naquele momento todos conheceram a estrutura do CIT queconta com recepção, banheiros, sala de reuniões e pequeno auditório. No mesmomomento o público foi surpreendido pelo Grupo Folia de Reis que entoou músicastípicas de terno de reis a todos.

Ao final da cerimônia o Prefeito Elmis Mannrich chegou aolocal, retornando naquele momento de uma viagem a Brasília. Na ocasião eleagradeceu a presença de todos e renovou a importância da obra que precisa serpreservada e valorizada por toda a comunidade.

Confira mais fotos em nosso álbum.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)