Inaugurado o NIT de Tijucas

24/05/2012

O Município de Tijucas acaba de ganhar um Núcleo de InovaçãoTecnológica - NIT. Inaugurado nesta quarta-feira (23), o projeto é resultado deuma parceria entre Administração Municipal de Tijucas, Univali, ACIT/CDL, FAPESC,SEBRAE/SC e Senai.

Vinculado à INCEVALE (Incubadora de Empresas do Vale do RioTijucas), o NIT chega ao Município com o objetivo de incentivar, captar edesenvolver ideias inovadoras para a geração de novos negócios.

De acordo com o Presidente da INCEVALE, Nelson ZuninoDuarte, o NIT de Tijucas atuará na promoção de novos negócios através daintegração da Incubadora com atores locais para sistematizar o processo depromoção da inovação"- diz o Professor.

A atuação do NIT em conjunto com uma incubadora de empresasé algo raro e por isso Tijucas tem se destacado por conta deste diferencial.

O representante da Fundação CERTI, Carlos Eduardo Bisoto,que acompanhou a implantação do núcleo em Tijucas desde o início do projeto,afirma que a vinda deste núcleo para o Município precisa ser valorizado e muitobem aproveitado por todos. Em sua fala ele ainda esclareceu o termo inovação,dizendo que tudo que não é copiado ou imitado é algo inovador.

"Inovação tecnológica é aplicar o conhecimento para resolverum problema ou para melhorar algum serviço. E para isso nem sempre é necessárioo uso de equipamentos, máquinas ou até mesmo de grandes investimentos: bastater uma ideia inovadora. E é para isso que o NIT é feito. Para receber estaideia, fazer o elo de ligação entre empreendedores e pesquisadores e emseguida, tornar aquele projeto, aquele negócio, viável" - explicou ele.

O Prefeito Elmis Mannrich também se manifestou durante asolenidade e aproveitou a ocasião para agradecer aos conselheiros do Conselhode Desenvolvimento Regional que trabalharam pela aprovação do projeto.

"Este projeto é algo esperado por Tijucas há muito tempo eficamos felizes por ver que hoje está sendo colocado em prática. Para issocontamos com a ajuda dos representantes de Tijucas no CDR, onde o projeto foiaprovado e por isso aproveitamos para agradecer pelo apoio. Da mesma forma, esperamosque este núcleo seja bem utilizado, que renda bons frutos à comunidade e quecolabore ainda mais com os empreendedores de Tijucas" - disse.

Também participaram da solenidade a Professora Luciana MerlinBervian, que na oportunidade representou o Reitor da Univali, o Presidente emExercício da ACIT, Antônio Cantalício Serpa, o representante da FAPESC RandolfoBecker e o Gerente de Turismo, Cultura e Esporte da SDR Brusque, Carlos ArnoldoQueluz.

Além destas autoridades, também participaram da inauguração Vereadores,Secretários Municipais, representantes de entidades regionais e estaduaisligadas à tecnologia e o músico Guilherme Bissoli que se apresentou interpretandoa música Sal da Terra, a fim de destacar a importância da sustentabilidade e dodesenvolvimento.

O NIT está instalado no campus da Univali em Tijucas e foiconstruído a partir de projeto enviado ao Governo do Estado de Santa Catarina,o qual disponibilizou recursos na ordem de R$ 120 mil para instalações,assessorias e implantação do núcleo.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)