Inaugurado sistema de monitoramento urbano em Tijucas

12/09/2012

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 12 de setembro, noBatalhão da Polícia Militar de Tijucas, o sistema de monitoramento urbano dacidade.

A solenidade oficial contou com a presença do Prefeito ElmisMannrich, do Comandante da Polícia Militar de SC Coronel Nazareno Marcineiro e doSecretário de Estado de Segurança Pública de SC, César Augusto Grubba, além doDelegado Geral da Polícia Civil de SC, Aldo Pinheiro D"Ávila e ainda, dos juízes,promotores, delegados e demais autoridades locais ligadas à segurança pública.

Durante a cerimônia a Polícia Militar anunciou a entrega dedez câmeras de monitoramento, as quais já estão instaladas em diferentes pontoscidade e interligadas a uma central montada no comando da polícia local paraauxiliar o serviço de fiscalização e combate à violência no município.

Para instalação do sistema foram utilizados pouco mais de R$182 mil, sendo que R$ 98,5mil como contrapartida da Administração Municipal.

Para o Prefeito, a aquisição das câmeras e o funcionamentodo sistema representam uma importante contribuição para a segurança da cidade.

"Trata-se de uma ferramenta extremamente importante para onosso município, em especial, para as autoridades que atuam na segurança públicade Tijucas, por isso, esperamos que o sistema traga o resultado esperado e quetenhamos um incremento nas atividades de controle e repressão à violência emnosso município" - disse.

O Comandante da Polícia Militar de SC também se pronunciou ena oportunidade afirmou que "o monitoramento é um instrumento a mais paraaumentar a vigilância na cidade".

Já o Secretário de Segurança Pública informou que assim comoTijucas, outros 36 municípios catarinenses também estarão recebendo o sistemade monitoramento até o final do mês de outubro. Trata-se do Programa Bem-te-vi,implantado pelo Governo do Estado de SC. Ainda segundo ele, Tijucas recebe hojedez câmeras mas já está preparada para ampliar este número em mais dezequipamentos, totalizando 20 câmeras interligadas à central.

Ao final dos pronunciamentos, as autoridades procederam ao corteda fita inaugural da central de monitoramento e em seguida todos os convidadospuderam conferir o funcionamento do sistema.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)