Iniciativa do CRAS presta apoio a familiares de dependentes químicos

02/04/2012

Todas as quintas-feiras o CRAS de Tijucas promove o encontrode um grupo de apoio a ex dependentes químicos e seus familiares.

O projeto é realizado pela Administração Municipal de Tijucasem parceria com a entidade Resgate de Vidas, que trabalha com a recuperação dedrogados em nossa comunidade.

Nas reuniões, profissionais ligados à saúde orientam asfamílias sobre os riscos associados ao uso de drogas, falam sobre como perceber se oproblema está afetando seus lares e ainda, de que forma reagir em situaçõescomo esta sem tornar a situação ainda mais complicada.

No encontro da última quinta-feira a psicóloga Juliana Kuhnabordou o tema 'Fatores de risco e proteção', alertando os presentes sobre osperigos da internet, das propagandas e da má influência dos amigos.

"Embora pareça algo comum ou óbvio, muitas pessoas aindacarecem desse tipo de informação e por isso, a importância de encontros comoeste para alertar as famílias sobre este mal que pode chegar silenciosamentenos seus lares e afetar a todos" - disse a psicóloga.

Presente no encontro estava Vilson Beppler, ex dependentequímico e atualmente, em processo de recuperação. Segundo ele, foram 25 anos devício e sete meses de internação. Vilson acabou o tratamento há duas semanas eagora, de volta à sua casa, fez questão de trazer o pai para o grupo a fim deorientá-lo sobre a importância do apoio familiar para sua completa recuperação.

"De nada adianta todo esse processo pelo qual passeienquanto estive internado se ao voltar para casa minha família não estiverpreparada para receber um filho em uma condição especial e com novos hábitos,aprendidos durante este tempo de tratamento" - disse ele.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Rosely Steil qualquerpessoa pode participar do Grupo.

"Estes encontros são abertos a toda a comunidade, e pode serfreqüentado por pessoas que deixaram de ser dependentes químicos, porfamiliares e até mesmo por aqueles que se interessam em saber mais sobre oassunto" - afirma a Coordenadora.

O Grupo de Apoio a Dependentes Químicos se reúne todas asquintas-feiras a partir das 19h na sede do CRAS, em frente à Delegacia dePolícia de Tijucas, no bairro Praça. Mais informações pelo telefone (48) 3263-6194.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Impacto Digital)