Instalada a Comissão dos 150 anos de Tijucas

29/10/2009

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (28) no Anfiteatro Leda Regina de Souza deu início oficial aos trabalhos da Comissão Municipal dos 150 anos de Tijucas.

O evento contou com a participação de autoridades, membros da sociedade em geral e também dos inscritos para participar da comissão especial.

Durante a solenidade os presentes puderam acompanhar um breve relato sobre a história do Município, incluindo dados sobre sua colonização e primeiras influências culturais, apresentado pelo Professor Jonas Cadorin, que é Mestre em Educação, Licenciado em História, historiador e escritor. Em sua fala, Jonas destacou a importância de um movimento social e comunitário como o da referida comissão, e afirmou que além do simples fato de festejar, comemorar datas como esta servem para reafirmar valores locais, reverenciar a história de um povo e repensar o rumo que a cidade vem tomando.

O historiador ainda disse que o potencial de Tijucas reside em sua história, na diversidade cultural e geográfica, além de estar presente no patrimônio arquitetônico com suas casas, praças; natural com a própria praia, a água em abundância e as matas e o Patrimônio cultural, com os artistas, escritores e esportistas da cidade. Jonas ainda citou como potencial de Tijucas o seu folclore e o surgimento de uma nova geração de políticos e empresários, que demonstram capacidade e entusiasmo para criar uma nova dinâmica no Município.

O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Celso Leal, também fez uso da palavra para agradecer a presença do público e daqueles que se inscreveram para a comissão. Em sua manifestação ele também informou que cada um dos presentes na reunião estava recebendo uma espécie de questionário que deve ser preenchido com sugestões para as festividades dos 150 anos. Inicialmente, também ficou definido que os encontros da comissão serão realizados semanalmente, às quartas-feiras.

Outra manifestação que muito emocionou a todos foi de Jucy Varella, cidadão tijuquense com importante trajetória política e que, no auge de seus 83 anos demonstrou plena vitalidade e imenso orgulho por sua terra.

"Há pouco tempo fiz questão de mostrar às minhas bisnetas uma Bandeira de Tijucas e disse a elas que minha terra tem Bandeira, tem Hino e uma bela história." - afirmou, emocionado, Jucy Varela, filho do autor do Hino de Tijucas, Guilherme Varela.

O Pastor José Cardoso, também presente no evento, invocou a proteção Divina para o andamento dos trabalhos da comissão e ressaltou o imenso valor de uma ação conjunta como esta.

Ao final do evento também foi anunciado que dentro de poucos dias será acionada a contagem regressiva do relógio digital que foi instalado na Praça do Expedicionário, bem no centro da cidade.

Membros da comissão também se manifestaram durante a solenidade e já começaram a dar sugestões para a celebração do sesquicentenário.

Satisfeito com o resultado do evento, o Prefeito Elmis Mannrich encerrou a solenidade renovando o agradecimento a todos que se dispuseram a participar da comissão. Ele concluiu: "Ainda temos muito a fazer por Tijucas, mas com certeza também temos muito que comemorar, afinal, nossa cidade tem crescido cada dia mais e merece ter seus 150 anos comemorados em grande estilo, resgatando e aflorando o amor que nós, cidadãos, temos por ela" - afirmou o Prefeito Elmis.

SELO COMEMORATIVO

Incluída no evento de instalação da Comissão dos 150 anos estava a apresentação do Selo Comemorativo ao Sesquicentenário de Tijucas.

O material foi produzido pela Agência Uniqe, a partir de encaminhamentos da Diretoria de Integração e Comunicação Social da Prefeitura de Tijucas.

Durante a apresentação do selo foi feita uma explanação sobre o significado de cada item e das cores utilizadas no desenho e ao final, o mesmo selo foi entregue no formato de adesivo a todos que se fizeram presentes na cerimônia.

O selo estará presente em todos os materiais da Administração Municipal e também será o símbolo das comemorações em torno dos 150 anos de Tijucas.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva | Selo: Agência Uniqe)