Instituto Histórico e Geográfico de SC homenageia Tijucas

07/10/2010

O IHGSC (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina) esteve em Tijucas nesta quarta-feira (06) para prestar uma homenagem pelos 150 anos de emancipação do Município.

A Sessão Comemorativa foi presidida pelo Vice-presidente do Instituto, Augusto César Zeferino que compôs mesa ao lado do Prefeito Elmis Mannrich e da Presidente da OAB Subseção Vale do Rio Tijucas, Edineide Licia Martins.

Inicialmente a Diretora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tijucas falou sobre as comemorações ao Sesquicentenário do Município e em seguida deu-se início à reunião que foi aberta pela apresentação do Grupo Musical Prelúdio. Os músicos encantaram a todos com suas músicas do estilo popular brasileiro.

Logo em seguida o escritor e pesquisador Leopoldo Barentin fez uma explanação sobre o surgimento do Município de Tijucas, destacando inclusive, as mudanças geográficas pelas quais o território passou milhares de anos antes da emancipação, ocorrida em 1860.

Ao final de sua fala, Leopoldo revelou o orgulho de estar ali e relembrou a importância de comemorar a data que Tijucas está celebrando neste ano. "São poucos aqueles que têm a felicidade de dizer que moram em uma cidade com 150 anos de história. E nós temos esse privilégio, por isso a importância de estarmos comemorando e enaltecendo a rica história que nosso povo guarda" - disse o escritor.

O vice-presidente do Instituto também se pronunciou na ocasião e destacou Tijucas como uma das mais importantes unidades federativas do estado. "Por isso nós do Instituto fizemos questão de estar aqui e homenagear este importante município" - afirmou o Vice-presidente ao destacar que entre os fundadores do instituto está José Boiteux, cidadão ilustre de Tijucas.

Zeferino também fez um relato histórico sobre o surgimento de nosso município e ao final de sua fala releu o Auto de Remoção da Vila de Porto Belo para esta freguesia.

Ao final, o Prefeito Elmis Mannrich agradeceu ao Instituto pelo reconhecimento merecido e necessário a Tijucas neste sesquicentenário e reforçou o valor de seu povo. "Graças a Deus Tijucas vive um momento de prosperidade e crescimento. Além disso, temos muito a comemorar, em especial pelo seu povo amigo, hospitaleiro e trabalhador, ou seja, a principal virtude de nosso Município.

Durante o evento também foi prestada uma homenagem aos tijuquenses falecidos através do toque de silêncio, executado pelo Maestro Nélio Cicero Muniz, da Sociedade Musical União Tijuquense.

Encerrando a sessão o IHGSC deixou a Tijucas inúmeros exemplares de obras históricas para serem arquivadas na Biblioteca do Município. O Instituto também foi presenteado pela Comissão dos 150 anos de Tijucas com um exemplar do livro "Um pouco da história de Tijucas", de Manoel dos Anjos. Além do Vice-presidente, também foi presenteado o acadêmico e ex-prefeito de Chapecó Altair Wagner. Os mesmos também receberam exemplares do escritor Leopoldo Barentin que fez questão de presentear o Instituto com obras de sua autoria relacionadas ao Município.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)