Lançada Cartilha Educativa sobre o Saneamento

28/05/2013

Foi lançada à imprensa local nesta terça-feira (28) noGabinete do Prefeito Valério Tomazi, a Cartilha educativa "As aventuras de Dinoe Duda" que trata sobre o projeto de implantação da rede coletiva de tratamentode esgoto em Tijucas.

O material, em forma de gibi, faz parte do Projeto Social daobra e será distribuído nas escolas como forma de conscientizar os estudantes econsequentemente, a comunidade em geral, sobre a importância do projeto.

Durante a reunião o Prefeito falou sobre a necessidade delevar ao conhecimento da população que trata-se de uma obra extremamenteimportante, presente em poucos municípios brasileiros e por isso, Tijucas estáa frente neste processo.

"Não se trata somente de implantação de tubos, abertura devalas e outros procedimentos que causam transtorno à comunidade. É preciso quetodos compreendam a relevância deste projeto que trará inúmeros benefícios à saúdede nossa população" - disse o Prefeito.

Também presente no encontro, o Engenheiro Aroldo João Costa,da empresa COSATEL, que executa as obras no município, ressaltou asdificuldades encontradas pela equipe no município de Tijucas e do quanto estetrabalho de conscientização colabora com o projeto.

"Temos encontrado grandes dificuldades na implantação dosistema já que Tijucas possui um lençol freático alto, com muito lodo e quedificulta a reposição das lajotas e o nivelamento das ruas depois de concluídaa obra. Por isso mesmo precisamos fazer com que a comunidade entenda a diferençaentre uma obra de implantação de tubulação de água para uma obra de rede deesgoto."

Segundo ele, "são procedimentos muito diferentes e naquestão do esgoto exigem intervenções muito maiores a fim de alcançar o nívelde inclinação suficiente para o transporte deste material" - complementa.

O Assistente Social da obra, Robson de Brito e a Diretora deControle Interno da Prefeitura Michele Peixer Pereira dos Santos também falaramaos representantes da imprensa sobre o trabalho social realizado nascomunidades com reuniões, palestras e visitas às residências dias antes da obrachegar ao bairro.

Além da cartilha também será distribuído na cidade umpanfleto informativo contendo dados do projeto e uma ilustração semelhante aogibi para que haja a interação com públicos de todas as idades.

Também presente na reunião, o Engenheiro do SAMAE, Márcio deLara Pinto falou sobre a experiência que tem tido nas escolas e do quanto osalunos têm atuado como multiplicadores desta informação.

Já o Diretor do SAMAE de Tijucas, Wilson Bernardo de Souzaaproveitou a oportunidade para reforçar a importância de arrecadação de valorespor parte da autarquia para cumprir com o compromisso de contrapartida da obra.

"O município precisa repassar um valor superior a R$ 3mi comocontrapartida para esta obra e para isso precisamos contar com o valorarrecadado pelas nossas tarifas para manter a qualidade da água oferecida eainda, cumprir com este compromisso que garante a implantação do saneamento emnosso município" - disse.

(Texto e foto: Karina Peixoto)