Lançado Edital do Carnaval 2013

04/01/2013

Foi publicado nesta sexta-feira (04) o Edital do CarnavalPopular de Tijucas 2013. O documento estabelece as regras para inscrição eparticipação de blocos e candidatas que pretendem participar do Desfile deBlocos e concorrer aos títulos de Rainha e Musa do Carnaval deste ano.

De acordo com o edital, os blocos interessados em participardo Desfile, marcado para dia 10 de fevereiro, deverão procurar a SecretariaMunicipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas até o dia 16 dejaneiro para efetuar a inscrição.

No momento em que se inscreve, o bloco precisa apresentar nomee síntese da origem do bloco, além de cópia da carteira de identidade e comprovantede residência de seu representante.

Cada bloco deverá ter no mínimo de 60 integrantes, semlimite para quantidade máxima de participantes.

No quesito Rainha do Carnaval, a edição deste ano apresentanovidades, já que além deste título, as interessadas em participar dacompetição também poderão concorrer à Musa do Carnaval.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Juventude eDireitos Humanos, Adriana Porto Faria, "este novo título será disputado entre ascandidatas oficiais dos blocos e também aceitará inscrição de concorrentes independentes,vindas da comunidade em geral, ou através de associações e representações debairros" - explica.

Para concorrer, as candidatas a Rainha ou Musa do Carnavaltambém precisam efetuar inscrição apresentando cópia da identidade, foto 7x10cm(recente) e comprovante de residência a fim de confirmar que a candidata éresidente no município há mais de dois anos. As interessadas em disputar ostítulos também não podem ter vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal deTijucas.

As candidatas a "Musa do Carnaval" serão eleitas durante oGrito de Carnaval que está marcado para o dia 19 de janeiro no Tijucas Clube. Aeleita vai desfilar como destaque no desfile dos blocos, dia 10/02. Aindadurante o Grito de Carnaval também será realizado o sorteio da ordem deapresentação dos blocos no Desfile do dia 10.

Segundo o edital, caso a eleita Musa do Carnaval sejacandidata de algum bloco participante, o mesmo deve indicar uma novarepresentante para desfilar junto com o bloco e assim, concorrer ao título de "Rainhado Carnaval", a qual será escolhida somente durante o desfile dos blocos. Aavaliação será feita por um por um grupo de jurados formado especialmente parao evento e que irá analisar os quesitos Beleza, Simpatia e Samba no Pé.

Para mais informações sobre a inscrição, regras departicipação e premiação, visite a página do Carnaval ou acesse o Edital: Edital Carnaval Tijucas 2013.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Anderson de Castro / Arquivo PMT)