Lançado Projeto de Coleta Seletiva do lixo em Tijucas

24/05/2013

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (24) na sede daSecretaria Municipal de Educação, o Projeto de Coleta Seletiva do lixo emTijucas.

A solenidade contou com a participação do Prefeito ValérioTomazi, secretários municipais, diretores escolares e representantes daimprensa local.

Na ocasião o Presidente da Coopervat, Marcel Paulino, fezuma apresentação do projeto explicando como vai funcionar a coleta em Tijucas equais materiais devem ser separados para reciclagem.

"Para esta coleta que iniciaremos nos próximos dias emTijucas a separação do lixo é muito simples, afinal, o morador só vai precisarseparar o que é orgânico do que não é orgânico, ou seja, lixo úmido e lixo seco.Para isso teremos um saco plástico específico de cor verde que será entregue nasresidências, retornando ao morador sempre depois da coleta" - diz.

Marcel ainda explicou que hoje em dia praticamente todos os materiaispodem ser reciclados, e isso inclui garrafas pet, vidros, madeira, isopor,entre outros resíduos inorgânicos. Ele também falou sobre o trabalho dos catadores de lixo que atuam na cidade e garantiu que todos podem ser beneficiados. "Os catadores podem participar ativamente do projeto e mesmo aqueles que não se integrarem à cooperativa poderão ser beneficiados com a própria separação do lixo que os moradores vão fazer, afinal, nada impede que eles acabem recolhendo este material antes de nossa equipe" - explicou.

A campanha de orientação à comunidade sobre o funcionamento do projetoserá iniciada nos próximos dias através de mobilização nas escolas, divulgaçãopelo portal oficial da Prefeitura e também pela imprensa local que terá umpapel fundamental neste processo.

Ciente da importância do projeto, o Prefeito Valério Tomazi reforçouo pedido a todos os presentes para que multipliquem a informação e façam chegarao maior número possível de pessoas as orientações necessárias para a correta separaçãodo lixo.

"É um projeto de extrema importância para o nosso municípiojá que visa o cuidado com o meio ambiente e a política de sustentabilidade quetanto se defende atualmente. Por isso pedimos o empenho de todos paraconsolidação deste projeto que está apenas começando e que em breve seráampliado, à medida que a nossa comunidade se envolva com esta nova dinâmica queestamos implantando no município" - disse o Prefeito.

A Secretária de Educação, Lorena de Oliveira Silva tambémfalou sobre a participação das escolas nesta iniciativa.

"Muitas de nossas escolas já contam com programaspermanentes de sustentabilidade e reciclagem de material, e com certeza apartir da implantação deste projeto no município conseguiremos ampliar estasações e atingir cada vez mais pessoas em toda a sociedade. Para isso contaremoscom a colaboração dos diretores e professores de toda a rede e em especial denossos estudantes, para atuarem como multiplicadores destas informações" -afirmou a Secretária.

Para saber mais informações sobre a Coleta Seletiva do lixoem Tijucas ligue para (48) 9904-5072 ou mande email para [email protected].A Cooperativa também está presente nas redes sociais, podendo ser acessada peloFacebook como Coopervat Coleta Seletiva.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)