Lançamento de antologia atrai grande público ao Casarão Gallotti

01/03/2010

O lançamento da antologia "Tijucas de todos os encantos", realizado na última sexta-feira (26) no Casarão Gallotti, foi um sucesso de público e atrações.

Parte das atividades em comemoração ao Sesquicentenário de Tijucas, a obra, publicada pela Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, reúne contos, poesias e relatos de 72 pessoas, entre escritores experientes e outros, estreantes no mundo da literatura.

Em suas páginas estão fragmentos da história de Tijucas, contada por pessoas que vivem aqui ou que, mesmo à distância, mantêm algum vínculo com o nosso município.

De acordo com o Presidente da Associação dos Escritores da Região da Grande Florianópolis e organizador do livro, Professor Miguel João Simão, "a obra tem por objetivo homenagear Tijucas pelos seus 150 anos com o registro de dados, fatos e reflexões sobre a cidade que encanta a todos que a conhecem" - afirma.

Presente no evento, o Prefeito Municipal de Tijucas Elmis Mannrich apreciou cada homenagem, cada apresentação reservada para a cerimônia de lançamento e ao fazer uso da palavra, ressaltou o valor de iniciativas como esta para a história de Tijucas. "É muito gratificante ver tantas pessoas aqui reunidas em um evento literário, que trata da história de nosso município, ainda mais em um espaço como este, o Casarão Gallotti que por si só já representa uma importante conquista de nossa comunidade" - disse o Prefeito.

Também acompanhando o evento estava Jucy Varela, filho do ilustre tijuquense Guilherme Varela. Convidado a se manifestar, Sr. Jucy falou do amor que tem por Tijucas e do quanto ele valoriza esta terra. "Em todo lugar que vou falo de Tijucas e do quanto ela significa para mim e do imenso valor que ela tem para o patrimônio de Santa Catarina" - afirmou.

Ainda durante o evento o público acompanhou belas apresentações da Sociedade Musical União Tijuquense e dos músicos Neuzita Luz de Azevedo Churkin, José Honório, do cantor Dédo e do quarteto de violinistas Manoel Mário Bittencourt, André Lourenci, Victor Mateus da Cruz e Ulisses Lourenci.

Já as apresentações literárias ficaram por conta de Bruna Moraes Vicente, Marina de Oliveira Duarte, Ivonaldo Dias, Maithê Baldança, Alzira Maria Silva dos Santos e Bruna Eufrásio Pereira, que em momentos distintos destacaram obras publicadas na antologia que estava sendo lançada naquela noite.

Ao final da cerimônia, repleta de emoções e homenagens, o organizador do livro Professor Miguel João Simão fez a entrega de alguns exemplares da obra e convidou a todos para um coquetel. Os exemplares remanescentes foram entregues à Secretaria Municipal de Educação de Tijucas para distribuição nas escolas e também à Fundação Cultural Tradição de Tijucas para que faça parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal de Tijucas, Edmundo da Luz Pinto.

Também prestigiram o evento o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Celso Leal da Veiga Júnior (incentivador da obra),  a Secretária Municipal de Educação de Tijucas Márcia Machado Maurício, a Presidente da Funcultrati Adriana Porto Faria, a Secretária Municipal de Educação de Canelinha Maria Salete Montibeller, o Presidente da ACIT José Carlos de Souza e o Prof. Dr. Valério Cristofolini - que no evento representou o Reitor da Univali Prof. Dr. José Roberto Provesi. Ainda na mesa de honra figuraram a Consulesa dos Poetas Del Mundo Doroty de Brito Steil e o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Djalma Silva Bittencourt. O evento ainda foi acompanhado por Vereadores, Secretários Municipais e demais autoridades locais, além de familiares e amigos dos escritores envolvidos na obra.

Confira mais fotos do evento aqui!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)