Mais de 1,7 mil pessoas já visitaram o Casarão Gallotti

05/01/2010

Desde a inauguração, em 15 de dezembro de 2009, mais de 1,7 mil pessoas assinaram o livro de registros do Casarão Gallotti.

O imóvel, que foi doado ao Município pela Família Gallotti e restaurado pela Administração Municipal em parceria com o Governo do Estado, vai abrigar o Centro Cultural Benjamin Gallotti, do qual fazem parte a Biblioteca Pública Municipal Edmundo da Luz Pinto, um Museu Histórico Municipal, além de salas para exposições e outros eventos culturais. O espaço também será sede da Fundação Cultural Tradição de Tijucas, responsável, entre outros, pela preservação e manutenção do patrimônio histórico do Município.

A instalação do Centro Cultural Benjamin Gallotti se dará aos poucos, no entanto, a visitação à Casa já é possível desde a sua inauguração. Além de conhecer a parte externa que conta com grandioso jardim e lago, os visitantes também podem percorrer a parte interna da Casa, onde está sendo realizada uma exposição fotográfica organizada pela Família Gallotti. O material resgata importantes momentos vividos no Casarão pelas diversas gerações da família e que se confundem com a história de Tijucas.

Também estão sendo expostas fotos do andamento do processo de restauro, desde o início até a sua conclusão. Com as imagens é possível acompanhar o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos no restauro e o quanto a obra é importante para a comunidade local e regional.

"Com a instalação do Museu Histórico e do Memorial da Família Gallotti teremos objetos, móveis e outros bens a serem observados por nossos visitantes, no entanto, a obra em si e a própria estrutura da Casa, bastante ampla e rica em cultura e valor arquitetônico, já tornam a visita imperdível. Por isso temos recebido milhares de pessoas todos os dias aqui, muitas, inclusive, vindas de outras cidades e até mesmo de diferentes estados do Brasil." - afirma Adriana Porto Faria, Presidente da Fundação Cultural Tradição de Tijucas.

Em uma destas visitas, flagramos a tijuquense Vera Lúcia Krucinski da Silva, que foi ao Casarão com familiares para conferir o resultado da restauração. Para sua surpresa, enquanto observava a exposição fotográfica, a vendedora se reconheceu em uma das imagens. Apontando para a foto ela sorri e acha engraçada a coincidência. "Gostei muito de visitar o Casarão, ainda mais porque não esperava por esta surpresa." - afirma Vera.

A foto mostra um grupo de meninas da qual ela fez parte no Império da Festa do Divino Espírito Santo em 1967. O evento é tradição na cidade e também faz parte da história do Casarão Gallotti, que servia de ponto de partida para o cortejo.

VISITAS AO CASARÃO

Neste mês de janeiro o horário de visitação da Casa será das 14h às 20h. Ao chegar no Casarão, os visitantes são recepcionados por funcionários da Fundação que colhem a assinatura em um livro de registro e orientam os visitantes a conhecer o imóvel. Vale a pena conferir!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)