Manicures recebem orientações sobre a Hepatite

30/07/2012

A partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde,manicures e demais profissionais ligados aos salões de beleza de Tijucasestiveram reunidos nesta segunda-feira (30) para uma palestra sobre as formasde prevenção à Hepatite.

A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial deLuta contra as Hepatites Virais, que foi celebrado no último sábado, dia 28 dejulho.

No encontro o Médico Infectologista Cleyton Gregory fez umaapresentação sobre a origem, os principais sintomas e formas de transmissão daHepatite em seus vários tipos (A, B e C), além do vírus da HIV.

Entre os pontos abordados, destaque para a importância dahigienização das mãos, do uso de luvas pelas manicures e principalmente, daesterilização dos materiais que são utilizados de forma coletiva, ou seja, compartilhadospor vários clientes.

"A recomendação é que os clientes tenham seus alicates edemais materiais próprios, para evitar o uso compartilhado, no entanto, nos casos em que issoocorra, é preciso garantir a completa e eficaz esterilização destesinstrumentos" - disse o médico.

A manicure Eduarda Correia foi uma das participantes do evento. Segundo ela, mesmo tendo sido alertada por diversas vezes sobre a doença, considera importante ser sempre relembrada sobre alguns cuidados. "Mesmo sabendo dos perigos que enfrentamos todos os dias, é muito importante receber estas orientações e retomar aquela preocupação que infelizmente deve ser uma constante em nosso trabalho" - disse a manicure.

Aindadurante o evento a Chefe da Divisão de Inspeção de Estabelecimentos de Saúde(GEIPS), Teresinha Sgorla de Oliveira prestou mais esclarecimentos sobre aesterilização dos materiais.

Opúblico presente também participou de um cofee break acompanhado por sorteio debrindes oferecidos por empresas e entidades parceiras do evento. Aofinal do encontro também foi oferecida a primeira dose da vacina contra ahepatite a todos que ainda não foram vacinados contra a doença.

Deacordo com a Vigilância em Saúde, a vacina deve ser repetida daqui a trintadias e uma terceira dose deve ser aplicada quando completar o prazo de 180 diasa contar da primeira aplicação.

Maisinformações sobre o assunto na Vigilância em Saúde de Tijucas que funciona naUnidade de Saúde Dona Calina, no bairro Praça, e atende pelo telefone(48)3263-4452.

Conheça também alguns materiais informativos distribuídos pelo Ministério da Saúde:

Hepatite1

Hepatite 2

Campanha Salões de Beleza

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)