Melhor idade conhece sistema de captação do SAMAE

19/03/2010

Pessoas da melhor idade, integrantes do grupo Caminhando para o Futuro, do bairro Universitário, tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (18). Em uma programação especial em homenagem ao Dia Municipal da Água, comemorado em 22 de março, o Samae de Tijucas promoveu uma visita ao sistema de captação, que fica na localidade de Itinga.

Em meio às árvores, plantas e ar puro, os visitantes se encantaram com a beleza do lugar e com a pureza da cachoeira.

Acompanhados do Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich e do Diretor do Samae, Márcio Rosa, o grupo ouviu explicações do engenheiro Valnei Beckhauser, que repassou informações sobre como funciona o sistema de captação e distribuição da água em nosso município.

"É sempre muito positivo receber grupos como este em nosso sistema de captação, afinal, nem todos os moradores de Tijucas conhecem a beleza que temos aqui e nem sempre sabem exatamente como funciona nosso trabalho de captação, tratamento e distribuição da água no município" - afirmou Márcio Rosa.

A programação do SAMAE terá seu ponto alto no dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Municipal da Água em Tijucas. Para este dia está sendo organizado um grande evento no Anfiteatro Leda Regina de Souza, onde será feita contação de história a partir de um projeto do SESC Ler e a apresentação do Projeto "Samae vai à Escola Municipal".

De acordo com a entidade, o objetivo do projeto é despertar a importância da Preservação e Racionalização da Água, sensibilizando alunos da Rede Municipal de Tijucas. Para isso, os estudantes serão motivados a buscar alternativas de racionalização e preservação da água, com a ideia de que "quando desperdiçamos água, o trabalho vai pelo ralo, e por isso, precisamos fazer a nossa parte".

Os alunos serão orientados por um servidor do SAMAE, devidamente orientado e designado, para se tornarem multiplicadores de preservação da água em suas comunidades e entre seus familiares. O programa será trabalhado com alunos do 1º ao 5º ano em dez escolas da rede municipal de ensino de Tijucas.

O evento "Dia Municipal da Água" está marcado para às 14h de segunda-feira (22) no Anfiteatro Leda Regina de Souza.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva).