Melhorias no perímetro rural ultrapassam 10 km de extensão

28/06/2010

Uma grande obra de recuperação está sendo executada no interior do Município de Tijucas, em especial nas localidades Timbé, Oliveira, Porto do Itinga e Itinga.

Prejudicada pelas fortes chuvas que têm atingido o Município, a Estrada Geral do Timbé precisava de reparos significativos em termos de drenagem e trafegabilidade.

Ciente da necessidade e da importância da obra, a Administração Municipal de Tijucas recorreu e foi atendido pelo Deinfra (Departamento Estadual de Infra-estrutura), que destinou recursos para a realização da obra.

Ao todo, mais de 11 quilômetros estão sendo reparados na Estrada Geral do Timbé e na conhecida Estrada Casa Branca, onde todo o trecho está sendo alargado.

"Com esta obra, a estrada que antes tinha 5 metros de largura, agora passará a ter 10 metros" - explica o Secretário de Obras Elói Pedro Geraldo, que juntamente com o Prefeito Elmis Mannrich acompanha as obras diariamente.

Na extensão de todo o trecho também estão sendo construídas novas galerias pluviais. Um sistema reforçado de tubulação também está sendo implantado no local, contando com tubos de 60 centímetros de diâmetro cada um e em determinados trechos, o material chega a medir um metro de diâmetro.

Além destas melhorias, o projeto ainda contempla a construção de uma nova ponte sobre o Rio da Dona, na divisa entre os Municípios de Tijucas e Canelinha. A antiga construção está bastante comprometida e corre o risco de desabamento, por isso, a importância da obra que começa a ser executada nesta semana.

A previsão é de que as equipes trabalhem no local por aproximadamente 45 dias.

"É uma obra de grande dimensão e extremamente importante para a nossa comunidade que constantemente sofria com alagamentos e em alguns momentos tinha dificuldades de trânsito no local. Com estas melhorias, certamente teremos condições muito melhores de acesso e deslocamento por estas localidades" - afirma o Prefeito Elmis Mannrich.

Além do Timbé e da localidade Casa Branca, o projeto também contempla obras no Oliveira, Porto do Itinga e Itinga. A obra está sendo viabilizada pelo Deinfra, incluindo recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e Governo Federal.

Confira mais fotos das obras em nosso álbum.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)