Ministra Isabel Gallotti visita Tijucas

24/10/2011

O Prefeito Elmis Mannrich e a Secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas Adriana Porto Faria receberam nesta segunda-feira (24) a visita da Ministra do Superior Tribunal de Justiça Maria Isabel Gallotti Rodrigues.

A ministra veio a Tijucas a convite da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) para participar como palestrante do X Congresso Jurídico da Univali.

Aproveitando a vinda ao Município onde cultiva fortes laços familiares e lembranças da infância, a Ministra aproveitou para revisitar o Casarão  Gallotti - importante residência de Tijucas e que foi doada ao Município pela Família Gallotti em 2009.

Foi ela, na época ainda Desembargadora, quem representou a família na cerimônia de reinauguração do Casarão em dezembro de 2009. Na oportunidade o Prefeito Elmis Mannrich entregou à comunidade a grandiosa obra de restauração do imóvel e apresentou os projetos de uso da casa, tendo por objetivo principal manter o local sempre aberto à comunidade e preservando sua memória cultural e histórica.

Na visita feita nesta segunda-feira (24) a Ministra percorreu todos os cômodos da casa, reviu fotos da família e se emocionou ao constatar que o projeto de preservação da casa se mantém com grande sucesso.

"Ter a casa sempre aberta, preservada e desenvolvendo todos estes projetos maravilhosos é tudo que queríamos. Aliás, é muito mais do que esperávamos. Parabéns!" - disse a Ministra.

Além de conferir todos os espaços do imóvel, a Ministra também teve a oportunidade de conhecer algumas das alunas do Espaço de Dança Casarão Gallotti - um dos projetos desenvolvidos no local. As bailarinas mostraram alguns passos aprendidos no curso e tiraram fotos com a ilustre visitante.

Ao final da visita Maria Isabel recebeu uma lembrança da Administração Municipal e em seguida agradeceu a todos pela calorosa recepção.

"Jamais deixaríamos de recepcioná-la com o devido carinho que merece, afinal, além de Ministra e filha desta terra, foi também personalidade importante na cerimônia de reinauguração desta casa. Por isso, nada mais justo do que recepcioná-la com o jeito típico dos tijuquenses" - disse o Prefeito.

SOBRE A MINISTRA

Maria Isabel Gallotti Rodrigues é bisneta de Benjamin Gallotti - importante comerciante que se estabeleceu em Tijucas no século XIX - sendo ainda, neta e filha de ministros. A tradição vem do avô, Luiz Gallotti e do pai, Luiz Octávio Gallotti, que figuram entre as mais importantes personalidades do STJ.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)