Mobilização renova compromisso com o combate à Aids em Tijucas

02/12/2011

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas realizou uma série de atividades de conscientização sobre a Aids nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à doença.

A data foi celebrada com uma caminhada promovida pela Vigilância em Saúde em parceria com agentes comunitários de saúde, como forma de conscientizar a população sobre os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis ou ainda, relacionadas ao uso de drogas, como hepatites virais e Aids. Para isso os agentes distribuíram folders, preservativos e lixas de unha, mostrando que além da relação sexual, o compartilhamento de utensílios utilizados pelas manicures também representam um perigo à saúde.

A estratégia contou com um grupo de agentes dividido em duas turmas, sendo que uma deles teve como ponto de partida o bairro Joáia e a outra o bairro Praça. Ambas seguiram em direção ao centro da cidade e ao final da atividade, se concentraram na Unidade de Saúde 24 horas Orlando Barreto, onde continuaram prestando informações à comunidade. De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Andréa Agripo, somente nesta quinta-feira (01) foram entregues 8 mil preservativos em Tijucas.

Além desta mobilização, a programação do Dia de Combate à Aids no município ainda contou com uma palestra para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde proferida pelo médico infectologista Dr. Cleyton Grégori da Silva e que teve como tema o slogan da campanha deste ano que é "Lutando a favor da prevenção".

Para obter mais informações sobre o programa DST/Aids em Tijucas, procure a Vigilância em Saúde do município, que funciona na Unidade de Saúde Dona Calina no bairro Praça e atende pelo telefone (48) 3263-4452.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)