Moda é tema do 2º Conversa com Categoria

12/05/2010

A Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realizou nesta terça-feira (11) o 2º Conversa com Categoria.

O evento, que tem por objetivo discutir assuntos relacionados a determinado setor da economia, nesta edição teve como tema "A influência da moda no setor têxtil e de confecção".

Realizado em parceria com o Senai de Tijucas, o encontro contou também com a participação de professores e coordenadores da unidade do Senai em Brusque onde os cursos de moda são referência para todo o estado e até mesmo no país.

Na abertura do evento o Diretor do Senai de Tijucas, Geraldo Pedro da Costa Filho falou sobre a possibilidade e o desejo de que pessoas de nosso município aproveitem a estrutura oferecida pelo Senai em Brusque para buscar a qualificação no setor têxtil.

"Estamos trabalhando para que Tijucas também possa usufruir da estrutura do Senai em Brusque e assim, qualificar sua mão-de-obra no setor de confecções que cresce cada dia mais em nosso município" - disse.

A ideia foi vista de maneira positiva pelo público presente, composto por autoridades e, em sua maioria, estudantes e profissionais ligados ou interessados em trabalhar com moda. No NAES , por exemplo, de acordo com sua Coordenadora, a Professora Lorena de Oliveira Silva, muitos alunos têm interesse em participar de cursos deste tipo.

"Somente no Naes registramos 27 alunos interessados em buscar qualificação nesta área e por isso esperamos que iniciativas deste tipo venham a se concretizar" - disse a Coordenadora.

Ainda durante o evento o Senai apresentou sua estrutura no Estado e também, de forma, específica na unidade de Brusque e em seguida foi iniciada uma palestra com a Professora Heloísa Testoni, que é Coordenadora do Curso Técnico de Produção de Moda do Senai em Brusque.

Formada em Moda pelo Instituto Europeu de Design, na Itália, Heloísa abordou em sua apresentação a importância de agregar valor aos produtos, otimizando e oferecendo o inesperado ao cliente. "Hoje tudo é moda, mas precisamos conhecer e entender o perfil de nosso público consumidor. Sem isso, não conseguiremos atingi-lo nem atender suas necessidades e consequentemente, não teremos bom retorno nas vendas nem mesmo o fortalecimento de nossa marca." - disse a palestrante.
Heloísa ainda falou sobre o poder da internet na divulgação de produtos, tendências e da própria marca. Segundo ela, é preciso estar atento ao mundo digital e acompanhar a velocidade de suas transformações.

Em agradecimento pela vinda a Tijucas no ano do Sesquicentenário, a palestrante Heloísa Testoni recebeu como presente dois livros relacionados ao Município. Um de autoria do Historiador e Professor Manoel dos Anjos que foi entregue pela Professora Lorena de Oliveira e outro, a Antologia Tijucas de todos os Encantos, que foi entregue à palestrante pela empresária Mirna Geraldo.

Encerrando o evento, foi aberto espaço para troca de ideias e questionamentos, ficando registradas através de uma urna colocada na entrada da sala, as sugestões do público presente para eventos e cursos posteriores.

Além do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Celso Leal da Veiga Júnior, também se fizeram presentes no encontro o Vereador Fernando Fagundes, o Presidente da ACIT José Carlos de Souza, Secretários Municipais de Tijucas, além de professores, estudantes e empresários do ramo têxtil e de confecção.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)