Modelo de Gestão do Cadastro Único de Tijucas é referência no estado

13/11/2012

A equipe responsável pelo Cadastro Único de Tijucas recebeuna última semana a visita de colaboradores dos municípios de Nova Trento eBombinhas.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento doCadastro Único em nosso município já que o mesmo tem se destacado em todoestado como modelo de gestão.

De acordo com a Secretária Municipal de Ação Social deTijucas, Cláudia Beatriz Venâncio, "este destaque é resultado de um conjunto deações que inclui realização de reuniões itinerantes nos bairros para orientaçãoda comunidade e ainda, integração das equipes de saúde, educação, assistência eprevidência do município" - explica.

Também como parte do conjunto de estratégias está a atuaçãodos cadastradores do nosso Município que efetuam atendimento à população emparceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), formando uma parceriafundamental na divulgação e implementação do Programa Nacional de Acesso aoEnsino Técnico e Emprego (PRONATEC) e demais benefícios sociais do GovernoFederal.

Por conta deste trabalho, Tijucas, que atualmente conta comomais de 1,6 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, foi um dos únicos dois municípiosdo Estado a serem contemplados com uma creche através do Programa BolsaFamília.

CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES É ALGO CONSTANTE

Para manter e ampliar o sucesso deste modelo de gestão do CadastroÚnico em Tijucas, a Secretaria Municipal de Ação Social tem investido nacapacitação de toda a equipe, em especial na formação de entrevistadoresdo Cadastro Único para programas sociais. O curso foi oferecido pela Secretariade Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.

Além de receberem este treinamento, as equipes de Tijucastambém participaram recentemente do curso de Gestão do Sistema de CadastroÚnico, realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM, e da CapacitaçãoBásica em Defesa Civil, realizada pelo Centro de Pesquisa Estudo sobreDesastres - CEPED/UFSC.

Saiba mais sobre o Cadastro Único:

* O Cadastro Único é um importante instrumento queidentifica e caracteriza famílias de baixa renda. O Cadastro Único deTijucas convida as famílias com renda de até 03 salários mínimos ou meiosalário mínimo per capita à conhecer os Benefícios e Programas disponibilizadosem nosso Município.

*Benefícios: Tarifa Social de Energia Elétrica, TarifaSocial de telefonia, Bolsa Família, Brasil sem Miséria, INSS para donos e donasde casa, Cursos profissionalizantes CRAS/PRONATEC, Isenção de taxas de concursomediante a Edital, Carta Social, entre outros.

Para saber mais informações, procure a Secretaria Municipal deAção Social de Tijucas que fica na Rua José Joaquim Santana, 36, no bairroUniversitário e atende pelo telefone (48) 3263-0150. Já o Centro de Referênciaem Assistência Social (CRAS), está localizado à Rua Padre Parisi, 201, nobairro Praça e atende pelo telefone (48) 3263-6194.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)