Morretes ganha Monumento a São Francisco de Assis

27/04/2010

A comunidade de Morretes, em Tijucas, ganhou no último sábado (24) um monumento a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade.

A imagem foi entregue em uma cerimônia no Pavilhão da Capela de São Francisco de Assis juntamente com a reinauguração da Praça Walmor Wollinger, que fica em frente à capela e onde foi instalado o monumento.

A obra foi realizada pela Associação Comunitária de Morretes, que tem como Presidente Marcílio Wollinger, filho do homenageado. Na reforma a praça recebeu melhorias no jardim, nos bancos e ainda, pintura dos meio-fios.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Elmis Mannrich, Secretários Municipais e membros da comunidade, entre eles, integrantes da família Wollinger. O evento também foi abrilhantado pela Sociedade Musical União Tijuquense que executou o Hino de Tijucas e encantou o público com seus dobrados.

Em sua fala, o Presidente da Associação Marcílio Wollinger agradeceu o apoio constante da Administração Municipal ao atender as necessidades daquela localidade e aproveitou para relatar como foi feita a reforma da praça. "Estamos sempre buscando melhorias para nossa comunidade e agora estamos ainda mais protegidos por esta imagem, de nosso querido São Francisco" - afirma Marcílio.

Além do monumento que recebeu bênção do Padre Gervásio Fuck durante a solenidade, o Presidente da Associação também entregou imagens menores, em forma de réplica para o Prefeito Elmis e para as demais pessoas que de alguma forma ajudaram na realização da obra.

Em homenagem a Walmor Wollinger, que cede seu nome à Praça, foram declamadas poesias de sua autoria pelo sobrinho e escritor William Wollinger Brenuvida e pela neta Gabrielli Cota Wollinger. Ambas eram relacionadas a Tijucas e exaltavam a riqueza e as belezas da terra que ele tanto amava.

Emocionado pelas homenagens, em especial à Sra. Iolanda Wollinger, viúva do homenageado, o Prefeito Elmis Mannrich também se pronunciou e ressaltou a importância do trabalho comunitário.

"É muito gratificante acompanhar e poder contribuir com o trabalho de associações comunitárias como a que temos em Morretes, afinal, unidos podemos fazer muito mais por Tijucas" - afirmou o Prefeito.

Ao final da inauguração todos foram convidados a acompanhar a celebração na Capela de São Francisco de Assis, que foi seguida de um coquetel no pavilhão de festas da capela.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)