Mudanças no trânsito começam a ser implementadas

22/03/2011

Diversos pontos de Tijucas estão passando por modificações no trânsito a partir desta semana. A partir de um projeto de reestruturação do fluxo de veículos e pedestres elaborado pela Diretoria de Trânsito e Transportes do Município, algumas ruas terão sentido único e estacionamento restrito a apenas um dos lados da via.

De acordo com o Diretor de Trânsito Gerson Henrique Marcelino, o projeto terá várias etapas e nesta semana está sendo iniciada a implantação da primeira fase.

"Nesta primeira etapa estaremos alterando o trânsito em algumas das principais ruas do centro da cidade onde o fluxo de veículos é maior, mas nos próximos meses estaremos ampliando este projeto com a alteração de sentido em outras ruas do município" - disse Gerson.

Estão contempladas nesta primeira etapa as ruas 13 de novembro, Florianópolis, Antônio Cherem, Joaquim José Santana, Eloi Silva, Atilio Campos Filho, Alexandre Ternes Neto e Antônio Leal.

Com esta mudança o trânsito a partir da rua 13 de Novembro terá sentido único em direção à Rua Florianópolis, ou seja, só será possível trafegar no sentido CNEC - Tijucas Clube, passando pelo Fórum e seguindo em direção ao HSBC.

Nas transversais deste trecho também houve mudança. A rua Elói Silva, que passa ao lado do Tijucas Clube terá sentido único em direção ao Anfiteatro e a Rua Atílio Campos Filho terá sentido obrigatório para a Rua Coronel Buchele, ou seja, passando ao lado do Fórum e saindo na avenida principal, à beira rio.

Já a Rua Alexandre Ternes Neto, que passa ao lado da Caixa Econômica Federal também terá sentido único, saindo da Caixa em direção à Avenida Bayer Filho.

O sentido único segue pela Rua Antônio Cherem, que passa em frente ao Bradesco em direção ao Tiradentes e à marginal da ponte.

"Os motoristas estão se adaptando e percebemos que muitos ainda estão trafegando de maneira incorreta, mas é preciso reforçar o pedido de atenção à sinalização que já está sendo implantada nas referidas ruas" - disse Gerson.

Gerson ainda destaca que alguns semáforos permanecerão em funcionamento mesmo em vias onde o sentido foi alterado. Isso porque a reprogramação dos sinaleiros precisa ser feita pela empresa responsável pela instalação dos mesmos. "Já mantivemos contato com a empresa e assim que possível essa alteração nos semáforos será feita" - complementa.

Além da mudança nos sentidos de ruas e implantação de lombadas, o projeto também contempla a retirada de obstáculos nas vias.

Nesta segunda-feira (21) uma árvore no centro da cidade teve que ser retirada para facilitar o fluxo de veículos. De acordo com o Diretor, mudanças como esta são permitidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Confira aqui o mapa completo de mudança nas ruas de Tijucas: PANFLETO TRÂNSITO

Mais informações sobre o assunto na Diretoria de Trânsito pelo telefone (48) 9181-3966.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)