Mulheres apresentam propostas durante Conferência Municipal

29/08/2011

Um dia dedicado à reflexão e busca de propostas para melhorar o cotidiano das mulheres. Este foi o objetivo da I Conferência Municipal de Políticas Públicas para mulheres em Tijucas.

Realizado na última quinta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Ação Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o evento reuniu representantes de vários segmentos da sociedade e contou com a participação de autoridades locais e regionais.

Durante a cerimônia de abertura o Prefeito Elmis Mannrich ressaltou a importância de iniciativas como esta em que se busca o debate de propostas que venham a melhorar a condição de vida das mulheres no município e, consequentemente, no estado e no país.

A Secretária de Ação Social Sheila Dias também se manifestou agradecendo a presença do público. "Estamos aqui por uma causa muito importante e que trará reflexos significativos na vida da mulher. Por isso a importância de pleno envolvimento nas discussões que serão provocadas e na elaboração das propostas que serão levadas para a conferência estadual e posteriormente, para a nacional" - disse a Secretária.

A conferência foi aberta por uma palestra de Dalva Kaiser, que na oportunidade apresentou as experiências de Florianópolis nas Políticas Públicas para as mulheres. Na ocasião também se fez presente a Secretária do Conselho Estadual da Mulher, Nara Rocha Vieira. Em sua manifestação, a Secretária elogiou Tijucas pela organização do evento.

"Tijucas é um dos poucos municípios catarinenses que conseguiu entender o objetivo e a importância da conferência, atendendo de imediato nosso convite e organizando todo este evento de forma adequada, independente e que serve de exemplo aos demais" - disse a Secretária do Conselho Estadual.

Ao final da palestra com Dalva Kaiser, as participantes participaram de uma discussão sobre vários eixos temáticos envolvendo a mulher, entre eles, segurança, saúde, educação e combate à violência.

Como propostas elencadas pelas integrantes da conferência, destacam-se:

- Proporcionar às mulheres em situação de violência um atendimento humanizado, integral e qualificado nos serviços especializados e na rede de atendimento;
- Desconstruir estereótipos e representações de gênero, além de mitos e preconceitos em relação à violência contra a mulher;
- Promover uma mudança cultural a partir da disseminação de atitudes igualitárias e valores éticos de irrestrito respeito às diversidades e de valorização da paz;
- Garantir e proteger os direitos das mulheres em situação de violência considerando as questões étnico-raciais, geracionais, de orientação sexual, de deficiência e de inserção social, econômica e regional;
- Assegurar atendimento especializado às mulheres;
- Promover a integração e a articulação dos serviços e instituições de atendimento às mulheres em situação de violência, por meio da implantação e do fortalecimento da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência.

Durante a conferência também foram eleitas as delegadas que irão representar Tijucas na Conferência Estadual.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)