Município desapropria imóvel para construção do Posto da Polícia Militar

05/08/2013

O Prefeito de Tijucas,Valério Tomazi, participou na noite desta segunda-feira (05) da sessãoordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas para informar o PoderLegislativo sobre a desapropriação de um imóvel na localidade de Nova Descoberta.

A desapropriação foideclarada por meio de Decreto Municipal e tem por objetivo repassar a áreasituada às margens da Rodovia SC 410 ao Governo do Estado de Santa Catarina, afim de possibilitar a construção de um posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual.

Durante a sessão oPresidente do Legislativo, Luiz Rogério da Silva concedeu espaço ao PrefeitoValério Tomazi para uso da tribuna e na ocasião o Prefeito pediu aos vereadoresque analisem o pedido com a máxima urgência possível a fim de agilizar aconstrução do novo posto.

"A vinda deste posto daPolicia Militar Rodoviária Estadual para o nosso município vai trazer inúmerosbenefícios à comunidade já que representa maior segurança para Tijucas e para todaa região. Por isso pedimos prioridade na análise deste pedido pois assim que tivermoso aval do Poder Legislativo para a desapropriação deste imóvel daremos andamentoao processo para que o Governo do Estado possa agilizar a construção desteposto" - disse o Prefeito.

Logo em seguida o Comandanteda 3ª Cia. de Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, Major Mauro PalmaRezende, que veio a Tijucas especialmente para participar da sessão, também semanifestou e na ocasião agradeceu o Poder Executivo de Tijucas pela iniciativaressaltando que a construção do posto trará maior segurança em termos gerais e nãoapenas para o trânsito.

"A Policia MilitarRodoviária não atua apenas na questão do trânsito até porque temos a mesmaformação dos demais policiais militares e por isso, em nossa rotina defiscalização poderemos combater inúmeros crimes na região, em especial no quese refere ao tráfico de drogas, armas e demais delitos que podem ser cometidospor criminosos que transitam pelas rodovias" - diz o Major.

Segundo ele, a criação desta unidade emTijucas é uma antiga reivindicação da própria PMR já que atualmente o tempo deresposta às ocorrências na região não é o ideal.

"Atualmente quando somos acionados paraatender uma ocorrência na SC 410 temos que nos deslocar do posto de Gaspar, queé o mais próximo da região, e com isso perdemos muito tempo no deslocamento,gerando inúmeros transtornos e riscos, principalmente quando se trata deatendimento a acidentes de trânsito" - disse o Comandante.

O Major também explicou que a Policia játinha projeto pronto para construção deste posto no município de Canelinha maspor conta de alguns imprevistos nas tratativas para liberação do imóvel ondeseria construído, a idéia teve que ser abortada.

"Depois disso tivemos a oportunidade deconversar com o Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, pelo qual fomos muito bemrecebidos e agora estamos na expectativa de que o projeto finalmente saia dopapel". - complementou.

Questionado pelos vereadores, o Majortambém informou que o posto deverá contar com no mínimo 20 policiais militaresatuando em escala de revezamento. Com os policiais também virão para Tijucasnovas viaturas e toda a estrutura necessária para funcionamento da novaunidade.

Ao final das explanações oPrefeito Valério Tomazi e o Major Rezende renovaram os agradecimentos ao Presidentedo Poder Legislativo e aos demais vereadores e mais uma vez pediram urgência naliberação do imóvel.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)