Municípios da região participam da CONAE em Tijucas

08/08/2013

O Município de Tijucas sediou nesta quarta (07) equinta-feira (08) a Etapa Regional Preparatória para a CONAE 2014.

Estão envolvidos na conferência os oito municípios daregional de Brusque: Tijucas, Canelinha, São João Batista, Major Gercino, NovaTrento, Botuverá, Guabiruba e Brusque.

O evento foi aberto oficialmente na quarta-feira, dia 7, ànoite, no Anfiteatro Leda Regina de Souza. Na ocasião estiveram presentesPrefeitos dos municípios de Tijucas, São João Batista, Major Gercino, Botuverá,Guabiruba e Brusque. Os demais Prefeitos encaminharam representantes e seusSecretários Municipais de Educação.

Da mesa de honra também fizeram parte representantes deestudantes, pais de alunos, gestores em educação, trabalhadores, conselhos deeducação e de tribos indígenas da região. O aluno Thiago Reinert, do Colégio deAplicação Univali foi quem apresentou o Hino Nacional Brasileiro, acompanhadodo músico e professor Emerson Leal.

Como anfitriã do evento, a Secretária Municipal de Educaçãode Tijucas, Lorena de Oliveira Silva se manifestou aos presentes agradecendopela presença e convidando a todos para uma reflexão ampla sobre a educaçãobrasileira.

Também durante a abertura se manifestaram o Presidente doConselho Estadual de Educação Maurício Fernandes Pereira e a Secretária Adjuntade Educação de Santa Catarina e Coordenadora do Fórum Estadual de Educação ElzaMarina Moretto.

Ao final das manifestações, o Prefeito de Tijucas,representando todos os prefeitos da região, também se pronunciou desejando asboas-vindas a todos e reforçando a importância do debate em busca de melhorias paraa educação em todas as esferas.

Em seguida o público prestigiou a apresentação do GrupoTeatral da E.E.B. Alice da Silva Gomes, do município de São João Batista. Osestudantes apresentaram um texto sobre a importância da CONAE, em forma dejogral seguido de uma paródia também relacionada ao tema.

O evento seguiu com a discussão e aprovação do regimento daconferência e logo depois foram iniciadas as palestras da noite, tendo aprimeira com a Dra. Vera Lúcia Bazzo, da UFSC e a segunda com o Dr. Argos Gonbowsky,da UNC Canoinhas.

A programação foi retomada nesta quinta-feira pela manhã coma presença de centenas de profissionais da educação e delegados eleitos nasconferências municipais que foram recepcionados pelo Boi-de-mamão do ProjetoBoi Vermelhinho. Diversas palestras foram realizadas pela manhã e, à tarde,foram feitas as plenárias e colóquios sobre os sete eixos de discussão daconferência nacional.

Ao final dos debates os participantes irão eleger osdelegados que atuarão como representantes da regional na etapa estadualpreparatória para a CONAE.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)