Museu Tijucas é inaugurado com grande sucesso

07/05/2012

Uma cerimônia emocionante marcou a abertura do Museu Tijucasno Casarão Gallotti na última sexta-feira, dia 4 de maio.

O evento contou com a presença de autoridades locais eestaduais, membros da Família Gallotti e da Comissão que acompanhou as obras derestauração do Casarão, além de pessoas da comunidade.

Durante a solenidade foi explicado o objetivo do projeto queresultou na implantação do Museu e de como foi escolhido o tema principal daexposição que trata da história de Tijucas, sua gente, costumes, tradições e aprópria trajetória da família Gallotti.

Em sua manifestação, a Secretária Municipal de Cultura,Juventude e Direitos Humanos de Tijucas Adriana Porto Faria, manifestou a satisfaçãode poder implantar o Museu Tijucas e falou sobre as etapas vencidas desde aaprovação do projeto Mais Museus do Ministério da Cultura.

"A implantação do Museu é a concretização de um sonho quecultivamos mesmo antes de restaurar o Casarão Gallotti, por isso é motivo demuito orgulho e satisfação poder abrir este espaço para a comunidade tendo comoobjetivo principal resgatar e preservar a nossa história" - disse a Secretária.

Além dela, quem também fez uso da palavra foi o Museólogo doMunicípio de Tijucas Tiago Lessa de Miranda efetivado por meio de concurso públicono ano passado e responsável por acompanhar e implantar grande parte doprojeto. Na oportunidade ele explicou como irá funcionar o Museu e pediu aajuda da comunidade para ampliar o acervo do Museu.

"O nosso trabalho não se encerra hoje com a inauguração doMuseu. Pelo contrário, a partir de agora nossas atividades se intensificam evamos precisar ainda mais da colaboração da comunidade no que diz respeito àdoação ou empréstimos de pertences que recontem a história do Município" -disse ele ao expressar, também, seu orgulho por ter participado do processo epor ser um dos raros profissionais de sua área contratado através de concursopúblico municipal.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Elmis Mannrich relembroutoda a trajetória do Casarão Gallotti, desde a doação do imóvel até a restauração."É sempre muito gratificante estar aqui no Casarão Gallotti e hoje mais ainda,com a entrega de mais este projeto extremamente importante para toda a nossacomunidade" - disse o Prefeito.

Já em nome da Família Gallotti quem se manifestou foi oMinistro Paulo Gallotti que na ocasião agradeceu ao Prefeito pelo trabalhorealizado no Casarão Gallotti. "Em nome da Família Gallotti e da Comissão queacompanhou todo o projeto de restauração, parabenizamos a Administração Municipalpela destinação dada à Casa e manifestamos nossa alegria ao confirmar que esteespaço está sendo muito bem utilizado por toda a comunidade" - disse.

Ao final dos pronunciamentos foi feito o descerramento daplaca inaugural e em seguida todos os presentes partiram para uma visita aoMuseu de Tijucas que fica no primeiro piso do Casarão.

A exposição é composta por salas temáticas, onde sãoapresentados objetos, fotos, móveis e demais materiais que resgatam aspectoscomo: Território, Gente da Terra, Lazeres e Sociabilidades, Celebrações eTradições e Saberes e Sabores. Já em homenagem à família estão sendo montadosos espaços: "Benjamin Gallotti", "Entra, a Casa é tua" e "Casarão Restaurado".

O Museu Tijucas estáaberto à visitação de Terça a sexta-feira das 9h às 17h30 e aos Sábados,Domingos e Feriados, das 13h às 18h.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-5665 ou pelo email:[email protected].

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)