Museu de Tijucas será inaugurado dia 4

25/04/2012

Será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 4 de maio, noCasarão Gallotti, o MUSEU TIJUCAS.

Implantado pela Administração Municipal a partir do edital "MaisMuseus" do Ministério da Cultura, que financia a implantação de museus atravésdo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o localabrigará uma exposição de longa duração sobre a cidade de Tijucas e a famíliaGallotti, intitulada "TY Yuca".

O projeto foi encaminhado ainda em 2009, ano de inauguraçãodas obras de restauração do Casarão Gallotti, mas foi aprovado para iniciar em2010. Desde então a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e DireitosHumanos de Tijucas tem trabalhado no levantamento de dados históricos doimóvel, da família Gallotti e do próprio município, que terá sua históriarecontada no local.

De acordo com o Museólogo Tiago Lessa de Miranda, "será umaexposição bem eclética". Ele afirma ainda que o Museu será composto por salastemáticas, onde estarão expostos objetos, fotos, móveis e outros materiais queresgatam aspectos como: Território, Gente da Terra, Lazeres e Sociabilidades,Celebrações e Tradições e Saberes e Sabores. Já em homenagem à família estãosendo montados os espaços: "Benjamin Gallotti", "Entra, a Casa é tua" e "CasarãoRestaurado".

Além dos móveis e objetos, as salas também contarão comrecursos audiovisuais para apresentação de vídeos relacionados aos temas daexposição.

A Secretária Municipal de Cultura, Juventude e DireitosHumanos de Tijucas, Adriana Porto Faria fala sobre a importância do Museu. "Estamoshá meses trabalhando neste projeto e esperamos que a comunidade o receba com omesmo carinho que temos planejado cada detalhe deste Museu. É algo muitotrabalhoso mas que compensa por sabermos que a história de Tijucas está sendopreservada neste local" - afirma.

A inauguração do Museu está marcada para sexta-feira, dia 4de maio, a partir das 19 horas no Casarão Gallotti. A cerimônia é aberta aopúblico e toda a comunidade está sendo convidada para o evento. Mais informaçõespelo telefone (48) 3263-5665.

.Durante a montagemDurante a montagem

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)