Objetos em prata são encontrados no Casarão Gallotti

11/11/2009

Durante as obras de restauração do Casarão Gallotti - importante residência do município de Tijucas - uma equipe de eletricistas se deparou com objetos misturados aos entulhos da construção. O que até então parecia algo simples e metálico, mais tarde se revelou como objetos bastante antigos e de valor, aparentemente, a base de prata.

Os eletricistas Silvio José da Silva e Vilmar Korb - que encontraram os objetos - ainda comemoram o achado e dizem estar surpresos por terem encontrado as peças mesmo debaixo de tantos restos de construção.

O arquiteto responsável pela obra, Jonathan Carvalho acredita que um dos objetos encontrados seja uma pulseira ou bracelete. A mesma é toda talhada, apresenta uma série de circunscrições, e pela característica bastante maleável, indica ter sido produzida em prata boliviana ou argentina.

"Se observarmos este material com uma lupa podemos ver nitidamente o desenho de um castelo e outros motivos imperiais. Isso também nos mostra que a peça tem muitos anos de existência." - afirma Jonathan.

Outro material encontrado foi uma pedra de rosário, também bastante brilhosa e que certamente tinha valor sentimental para a família. Além destes objetos, um pequeno papel em forma de lembrete, uma lista de produtos para enxoval e uma colher em cobre também já foram encontrados na obra.

A restauração do Casarão Gallotti está sendo possível graças ao empenho da Administração Municipal de Tijucas, que recebeu o imóvel da família Gallotti em forma de doação, e ainda, de recursos do Governo do Estado, aliados a investimentos do Município.

A inauguração da restauração está marcada para o dia 15 de dezembro, em cerimônia oficial que contará com a presença de diversas autoridades e de toda a comunidade local e regional.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)