Ofício do Hospital comunica descredenciamento com o SUS

16/04/2013

O Prefeito Municipal de Tijucas, Valério Tomazi, recebeunesta segunda-feira (15) o ofício circular número 15/2013 de autoria daSociedade Divina Providência.

O documento datado de 12 de abril de 2013 comunica notificaçãopara descredenciamento com o SUS (Sistema Único de Saúde).

No ofício, a Sociedade Divina Providência, mantenedora do HospitalSão José e Maternidade Chiquinha Gallotti, de Tijucas, informa que "há mais deseis meses tem buscado, sem sucesso, profissionais médicos interessados emparticipar de seu Corpo Clínico, e que os poucos profissionais atualmentedisponíveis não demonstram interesse no preenchimento integral das escalas deplantão e de sobreaviso de especialidades, sobretudo dos serviços de Emergênciae de Obstetrícia, alegando insuficiência da remuneração paga pelo SUS,complementada pelo Hospital e, até dezembro de 2012, também pelo Município deTijucas".

Mediante os custos apresentados pelo Hospital, o ofício dizainda que por esta razão "notificou a Secretaria de Estado da Saúde,solicitando seu descredenciamento do Sistema Único de Saúde a partir de 5 demaio de 2013, tendo em vista a insuficiência de quantidade adequada deprofissionais médicos interessados em atuar no Corpo Clínico do hospital,principalmente nas atividades de plantão e/ou de sobreaviso de especialidades,impossibilitando, pois, a manutenção de seus serviços assistenciais" - finalizao documento.

Surpreendido por este ofício, o Prefeito de Tijucas, queestá empenhado na busca por uma solução para o caso, afirma que mesmo diantedesta decisão da entidade vai continuar a mobilização em prol do hospital e aindanesta semana participará de novas reuniões na Secretaria de Estado da Saúdepara tratar do problema.

As dificuldades de manutenção do hospital não são recentes eneste ano se intensificaram devido aos baixos valores da tabela SUS, que hámais de quinze anos não é reajustada pelo Governo Federal

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Anderson de Castro)