PETI de Tijucas comemora resultados

19/03/2010

A Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria de Ação Social, está comemorando os resultados obtidos com os programas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Atualmente as crianças participantes do programa têm à sua disposição 5 projetos que envolvem esporte, lazer e cultura.

Com sede na Escola José Higino da Silva, na comunidade de Santa Luzia, o PETI de Tijucas é coordenado por Letícia Melo, e conta com 4 monitoras divididas entre os turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira.

Segundo Letícia, "o PETI compreende um conjunto de ações com o objetivo de retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce que expõe crianças a riscos sociais, prejudica seu desenvolvimento e configura-se como uma violação de direitos" - afirma.

Ela afirma que além do atendimento em sala, através do reforço escolar e das atividades que envolvem o lúdico e a prática de valores, o programa ainda oferece atividades extras como:

**Guardiões da Bola: Projeto de futebol com 40 participantes, estando a frente o Professor Catarina. Os jogos acontecem no Campo do Luziense Futebol Clube todas as terças e quartas-feiras.

**Judô: Deste projeto participam 30 crianças e adolescentes, tendo Sandro José Borges como Professor. O objetivo é propiciar a auto-estima, o gosto pelo esporte, reforçando valores. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras.

**PETISOM: Banda de Percussão da qual participam 40 alunos sobre a regência de Leonardo Porcíncula. O objetivo é despertar o prazer pela música, além de desenvolver habilidades com instrumentos musicais. Os ensaios acontecem às sextas-feiras.

**Boi-de-mamão: Participam 30 crianças e adolescentes, tendo como regentes os Professores Jonas Cadorin e Guilherme Franzói Bissoli, além do Sr. Luis, da comunidade de Santa Luzia, que participa como instrumentista. O projeto tem por objetivo resgatar e valorizar a cultura açoriana. As aulas acontecem às segundas e quintas-feiras.

**Acrobatas da Perna-de-Pau: 30 crianças e adolescentes praticam a partir de treinamentos, o equilíbrio, o ritmo, a arte e a aquisição de valores. As aulas acontecem às sextas-feiras.

A Secretária Municipal de Ação Social, Sheila Dias Machado, se mostra feliz pelo resultado das ações do PETI. "Em todos estes projetos vemos crianças felizes, talentosas e o mais importante, com seus direitos de infância garantidos." - afirma.

Mais informações sobre o PETI e seus programas sociais, diretamente na Secretaria de Ação Social que fica na Rua José Joaquim Santana, 36, no Bairro Universitário ou pelo telefone (48) 3263-0150.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Arquivo PMT)