Página do Conselho conta com livro sobre Economia Verde

28/02/2012

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e MeioAmbiente de Tijucas tem feito diversas publicações em sua página, integrada aoportal eletrônico do Município de Tijucas.

Além das atas e cronogramas de reuniões realizadas peloconselho, o espaço também conta com indicações de leitura, entre artigos elivros.

Nestasemana o Conselho publicou sob licença da CreativeCommons, a publicação de uma coleção de artigos com as contribuições feitasna Jornada Internacional Preparatória para a Rio + 20 promovida pela FundaçãoGetúlio Vargas.

A Jornada Internacional Preparatória para a Rio + 20º foirealizada pelo Programa em Direito e Meio Ambiente da FGV-Direito Rio-PDMA nosdias 24 e 25 de junho de 2011, no Rio de Janeiro.

O tema da Jornada, "A economia verde no contexto dodesenvolvimento sustentável: a governança dos atores públicos e privados", buscouencorajar, motivar e direcionar a reflexão acadêmica de professores e de outrosprofissionais com o objetivo de gerar recomendações normativas para asdiscussões da Conferência Rio + 20 que ocorrerá em 2012.

De acordo com o material, "os temas centrais daConferência ? economia verde e o desenvolvimento sustentável ? suscitam odebate por si mesmos." E questiona: "O que seria economia verde? A economiaverde deveria ter como objetivo o desenvolvimento sustentável e a erradicaçãoda pobreza? Mas o que é exatamente o desenvolvimento sustentável? Uma definiçãomais precisa desses termos será fundamental para que os aplicadores das normasnão se ocupem tentando interpretá-los durante todo o século 21. E é exatamenteisso que está ocorrendo. A noção de desenvolvimento sustentável é utilizadatanto para justificar políticas públicas como para ilustrar o comportamentocívico de uma empresa e para mobilizar o cidadão a cuidar do planeta." - cita omaterial.

O livro também trata da participação comunitária nasdiscussões sobre a preservação do meio ambiente e diz que "o problema é quequando se trata de garantir direitos, de incluir a participação dos cidadãos ede implementar políticas que pretendam conectar os aspectos ambientais, sociaise econômicos, a vinculação a uma expressão abstrata imobiliza todo o seupotencial. O resultado é que o objetivo de se preservar para garantir aexistência das gerações futuras não está conseguindo amparar a geraçãopresente" - cita o material.

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, basta acessar apágina do Conselho e clicar no link ARTIGOS. Para facilitar sua pesquisa, cliqueneste atalho.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Logo do projeto)