Pedágio encerra Semana de Combate à Violência

26/05/2010

Foi encerrada nesta terça-feira a 5ª Semana Tijuquense de Combate à violência, ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Promovido todos os anos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tijucas, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, o evento conta com apoio da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Tijucas, da qual também fazem parte Conselho Tutelar, Projeto Ciranda da UNIVALI, CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Fórum Catarinense pelo fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Polícias Civil e Militar e Ministério Público.

A iniciativa atende a Lei Municipal 1983/2006 sancionada pelo Prefeito Elmis Mannrich e tem por objetivo discutir a ocorrência de casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes, buscando orientar e capacitar gestores, professores e demais profissionais ligados à infância para que saibam identificar o problema na sociedade e encaminhar a criança para os órgãos competentes.

Nesta 5ª Semana Tijuquense, a solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Elmis Mannrich, de representantes de cada um dos órgãos da rede de atendimento e ainda, com uma esclarecedora palestra ministrada pela Delegada da Comarca de Tijucas, Dra. Luana Chaves Cervi Backes.

Em sua apresentação a Delegada explicou os tipos de crimes relacionados à criança e ao adolescente e relatou casos vivenciados na sua rotina policial, alertando o público sobre o perfil dos abusadores e exploradores e para a reação das vítimas, que nem sempre conseguem confessar que sofrem algum tipo de agressão ou abuso.

A semana teve continuidade com visitas às escolas abordando a temática "Violência contra crianças e adolescentes". Já as demais atividades que haviam sido programadas foram prejudicadas pelo mau tempo. Com isso o passeio ciclístico foi cancelado e a mobilização nas ruas teve de ser adiada sendo realizada somente nesta terça-feira (25).

"Apesar destes contratempos que nos fizeram interromper a programação da semana, tivemos um resultado muito positivo com esta edição, afinal, o assunto foi abordado com bastante precisão e conseguimos deixar nossa mensagem a um grande número de pessoas que circularam pela cidade nesta semana e participaram de nosso pedágio" - afirma Cláudia Beatriz Venâncio, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)