Período pós-enchente exige cuidados com a saúde

12/09/2011

Depois deste período de chuvas intensas e alagamentos, é preciso ter cuidado redobrado com a saúde.

No momento de retirar os entulhos e a própria lama trazida pelas cheias, é fundamental que a população tome alguns cuidados, conforme orienta a Secretaria de Saúde. Confira:

Cuidados com a água para consumo humano:

? Não beba água de fonte duvidosa;
? Em casos de água turva, ferva a água por 15 a 30 minutos, deixe-a esfriar, acrescente o hipoclorito de sódio a 2,5% na quantidade de 4 gotas para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la;
? Nos casos de água límpida, porém, de fonte desconhecida, proceda a fervura e adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la;
Instruções para limpeza da lama residual das enchentes

A lama das enchentes tem alto poder infectante e fica aderida aos móveis, paredes, assoalhos, fios e tomadas elétricas,entre outros. Recomenda-se:

1) Desligar a rede elétrica; limpar as tomadas e conexões;

2) Aguardar a secagem antes de religar a energia elétrica;

3) Tirar a lama com enxadas, pás, baldes (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha para evitar doenças, como a leptospirose);

4) Lavar e limpar o local utilizando água, panos e sabão;

5) Desinfetar com uma solução de água sanitária na proporção de 4 copinhos pequenos descartáveis (para café) de água sanitária em um balde de 10 litros de água.

6) Passar um pano embebido na solução acima, em paredes, pisos, teto, azulejos, móveis e utensílios;

7) Para higienização do ambiente externo, espalhar cal hidratada;

8) Organize o lixo em local apropriado para posterior coleta por parte do poder público;

Cuidados com doenças

O período de incubação da leptospirose, transmitida por roedores domésticos, vai de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, como: insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.

Apresentando alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Atenção aos animais peçonhentos

1) Na limpeza de entulhos e do lixo doméstico, é preciso tomar cuidado com animais peçonhentos como aranhas, cobras e escorpiões, que com a enchente são desalojados de seu habitat;

2) Ao voltar para casa, deve-se sacudir roupas, sapatos e roupas de camas antes de utilizá-los;

3) Até a limpeza total da região, não ande descalço. Tape buracos nos assoalhos, mantenha os arredores da casa limpos e não coloque as mãos em buracos ou tocas;

4) Em caso de picadas, a vítima deve aguardar por socorro deitada, para diminuir a absorção do veneno. Não tente chupar o veneno para extraí-lo do corpo, nem amarre o lugar afetado. Procure ajuda profissional imediatamente.

Mais informações também na Vigilância em Saúde pelo telefone (48) 3263-4452.

(Texto: Karina Peixoto/ Fonte: Secretaria de Estado da Saúde | Foto: Ilustrativa)