Pescadores de Tijucas recebem novo Registro da Pesca

11/10/2013

O Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente deTijucas, Cláudio Tiago Izidoro, participou nesta quinta-feira (10) de um eventoem Itajaí promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Ele estava acompanhado de uma comitiva de Tijucas da qual tambémfazia parte o Presidente da Colônia de Pescadores de Tijucas, Z-25, ValdirMafra.

Na ocasião, pescadores do nosso município receberam as carteirinhas do novo Registro Geral daPesca no Estado, documentoeste que elimina outros vários comprovantes que antes eram exigidos para obteros benefícios aos quais a categoria tem direito, como por exemplo, o segurodefeso. Aproximadamente 300documentos foram entregues aos pescadores catarinenses.

Também durante o evento que contou com a presença do Ministro daPesca, Marcelo Crivella, e da Secretária Nacional de Planejamento deOrdenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince, foram lançados nove parques para o cultivo de ostras emexilhões, que abrigam 64 áreas sob domínio da União, no litoral de SantaCatarina.

Segundodados do Ministério, os quase 92 hectares têm capacidade para produzir 8,5 miltoneladas de mariscos por ano. Entre os 9 parquesaquícolas elencados pelo Ministério, 4 são da nossa região: Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis e Porto Belo, todosvoltados para o cultivo de mexilhões, ostra do mangue e ostra do pacífico.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nafoto 1, comitiva de Tijucas.

Na foto 2, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o Presidenteda Colônia de Pescadores Z-25 Valdir Mafra e o Secretário Municipal deAgricultura de Tijucas, Cláudio Tiago Izidoro.

(Texto: Karina Peixoto | Foto1: Cláudio Tiago Izidoro | Foto 2: Cláudio Eduardo de Souza)