Pessoas com deficiência são tema de Conferência em Tijucas

23/05/2012

Foi realizada em Tijucas nesta terça-feira, dia 22 de maio,a II Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência.

O evento foiorganizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal deSaúde e Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência e teve por principalobjetivo promover a discussão e elaboração de políticas públicas voltadas às pessoascom deficiência de nosso município.

Para isso o eventocontou com a presença do Presidente do CONEDE (Conselho Estadual dos Direitosda Pessoa Portadora de Deficiência) de Santa Catarina, Laércio Ventura e doConselheiro Jean Carlos Reinert, que ministrou uma palestra sobre os direitosdos deficientes.

Na ocasião oPrefeito Elmis Mannrich foi representado pelo Secretário Municipal deAdministração, Celso Leal da Veiga Júnior, que em sua manifestação ressaltou aimportância do evento e dos reflexos gerados pela lei municipal criada peloPrefeito Elmis em 2005.

"Este eventoreforça a importância de uma discussão que preocupa a Administração Municipaldesde 2005 quando foi criada e sancionada pelo Prefeito Elmis a Lei Municipalnúmero 1921/2005. Lei esta que atualmente está em fase de readaptação por umasérie de atualizações necessárias, em especial, em termos de nomenclaturas" -disse o Secretário.

Já a Presidentedo Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência ficou feliz com a presença dopúblico que prestigiou a conferência, já que na plateia estavam representantesde diversos segmentos da sociedade.

"É importante queas pessoas saibam que o Município de Tijucas tem feito muito pelas pessoas comdeficiência, e isso se traduz no atendimento psicológico, nas salas especiaisde aprendizado, na possibilidade de emissão de carteira especial paraestacionamento e uma série de outros benefícios que asseguram os direitos dodeficiente e lhe proporcionam maior qualidade de vida" - afirmou a Presidenteque também considera a Lei Municipal criada pelo Prefeito de Tijucas um marcopara a sociedade local.

O Presidente doCONEDE/SC também se manifestou durante a cerimônia de abertura e revelousatisfação ao conhecer a estrutura de Tijucas. "Fico feliz por constatar que nestemunicípio o Conselho Municipal está bem estruturado e conseguindo sensibilizara sociedade, muito bem representada nesta conferência" - disse o Presidente.

O evento foiabrilhantado pelo Coral Inclusivo da Escola Ondina Maria Dias, o qualapresentou uma interpretação em libras da música "Dias melhores" do grupo JotaQuest.

Ainda durante aconferência foi feita a leitura do regimento interno que sofreu pequenasadaptações e em seguida foi submetido à aprovação dos participantes. Logodepois foi iniciada a palestra do Conselheiro Jean Carlos Reinert que detalhoutrechos da lei que garante direitos e assegura acesso a uma série de serviços elocais por parte das pessoas com deficiência.

"As pessoas comdeficiência, seja mental, física, auditiva ou visual sempre encontram barreirasno seu dia-a-dia para realizar tarefas consideradas comuns para outras pessoas.No entanto, o que podemos afirmar é que possibilidades sempre existem, o quenem sempre temos acesso" - afirmou o palestrante ao explicar que vagasespeciais, rampas e outros facilitadores urbanos são fundamentais, porém, nãosão somente estes aspectos que garantem o "acesso" aos deficientes.

"Quando falamosem acesso não falamos apenas de algo material, físico, mas também acesso àsautoridades, à discussão de nossos direitos, enfim, algo maior que isso" -complementou.

Ao final dapalestra o público participante foi dividido em grupos de trabalho paradiscussão de propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadualmarcada para o final do mês de junho em Florianópolis. Além das propostas,também serão encaminhados à Conferência Estadual os Delegados  eleitos durante a conferência municipal pararepresentar o Município nas discussões.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)