Plano Local de Habitação chega à etapa final

05/12/2011

Será realizada em Tijucas no dia 14 de dezembro mais uma AudiênciaPública do PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social).

Esta será a terceira e última etapa do projeto, que trata daApresentação do Plano de Estratégias.

Etapa municipal do Plano Nacional de Habitação, elaborado pelo GovernoFederal, o Plano Local tem por objetivo estudar as necessidades do município eplanejar melhorias habitacionais para as próximas décadas.

Para isso o plano passou por váriasetapas, envolvendo órgãos públicos, entidades, e cidadãos do município, deforma geral. Sob orientação técnica da Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoriade Projetos Ltda., o plano foi discutido na comunidade, de forma participativa.

De acordo com os responsáveis pelolevantamento de dados, o Plano Nacional de Habitação teve início em 2007 com acriação do Estatuto da Cidade, seguido pela elaboração do Plano Diretor dosMunicípios, até chegar no Plano Local de Habitação, que está sendo desenvolvidoneste momento em Tijucas.

Segundo Eloísa Giazzon, uma dasconsultoras que participou do plano em Tijucas, o objetivo do programa é "garantiro acesso à habitação digna, especialmente para população de baixa renda". Elaainda afirma que o plano abrange não somente a área urbana, mas ainda, a rural,onde também são identificadas deficiências habitacionais em todos osmunicípios.

A Audiência Pública do PLHIS será realizada dia 14 de dezembro, a partirdas 19h30m no Auditório da OAB em Tijucas.

(Texto: Karina Peixoto| Foto: Arquivo PMT)